segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos convoca para reuniões



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, através do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos convida para uma série de reuniões na próxima semana, onde serão debatidos temas de interesse da comunidade.

O primeiro encontro, que acontece no dia 01/03, é voltado para os membros do Conselho de Educação Ambiental e Comunicação e além das apresentações do Projeto Encantamar, proposto pela organização ambientalista Ecomar, e do Programa de Educação Ambiental e Comunicação no Âmbito da Reserva Extrativista do Cassurubá e da Dragagem do Canal do Tomba, apresentado pela Associação dos Pescadores de Redes de Arrasto, Boieira, Fundo e Arraieira - APESCA, é voltado principalmente para o planejamento do 29°Aniversário do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que será comemorado no mês de Abril.

A segunda reunião acontece no dia 05/03 e é voltada para os membros da Comissão de Uso Público do Parque, onde serão debatidos temas como a Portaria de Delegação de Atividade de Visitação, entre outros assuntos.

A terceira reunião, que acontece no dia 08/03 é voltado para aquelas organizações que integram ou que têm interesse de participar do Conselho Consultivo do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, pois está na pauta a renovação do Conselho.

Todas as atividades acontecerão no horário das 9:00 às 12:00, no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que está localizado na Praia do Kitongo, no município de Caravelas, Bahia. Para mais informações,  entre em contato!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Encontro de educomunicação em março, em Salvador

Salvador (BA) irá sediar, entre os dias 8 e 29 de março, o Encontro Paralelo de Educomunicação, dentro da programação do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. A realização é da Rede Baiana de Educação Ambiental (REABA) e da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), espaços coletivos de atuação dos educadores ambientais, respectivamente, baianos e brasileiros.

No evento, que ocorre entre 28 e 31 de março, a interface entre comunicação e educação ganha destaque: além do encontro, com a participação de presquisadores e profissionais da área como o professor Ismar de Oliveira Soares (coordenador da licenciatura de educomunicação da Universidade de São Paulo-USP), haverá uma cobertura educomunicativa do fórum, com alunos e professores da rede pública.

A interface entre comunicação e educação recebe o nome de educomunicação, como campo de estudos e de práticas onde a comunicação é trabalhada de forma a dar voz e permitir a reflexão crítica sobre o mundo. No caso da educação ambiental, a educomunicação já foi tema de política pública no Ministério do Meio Ambiente e atividades de consultoria como a realizada na Resex Corumbau e Parque Nacional do Descobrimento, no Extremo Sul da Bahia (confira texto publicado sobre o tema clicando aqui).

O encontro de educomunicação será iniciado com quatro palestrantes. Além do professor Ismar de Oliveira Soares, haverá a participação de Grácia Lopes (do projeto Cala Boca-Já Morreu), Lara Moutinho (responsável pelo projeto Nas Ondas do Ambiente, que desenvolve ações de educomunicação no Rio de Janeiro) e Silvio Marchini, biólogo e coordenador da Escola da Amazônia, que estuda a interface entre comunicação e educação na mobilização de pessoas em causas ambientais.

A partir desses palestrantes que vão em falar em quatro eixos para apresentar o tema (educomunicação na academia, na política, na gestão de projetos e no direito a informação e diálogo), o microfone será aberto para a troca de experiências do público que trabalha com o tema da educomunicação. A idéia é, a partir das falas colhidas, trazer respostas para as questões levantadas pelo fórum: quais os desafios enfrentados pela educação ambiental neste tema? Como é sua interface como avançar, em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental?

É forte a perspectiva de sair do fórum de EA com o compromisso de um futuro evento específico de educomunicação socioambiental. Vai depender da vontade dos participantes, em continuarem estudando, refletindo e debatendo sobre o tema em outros momentos. Nos vemos por lá!

Como participar?
Escolas - Professores e alunos que estiverem interessados em participar da cobertura educomunicativa do evento, especialmente os que estiverem na Bahia (pela facilidade de locomoção), favor entrar em contato com Débora pelo e-mail debieco@uol.com.br. No dia 3 de março o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental da Universidade Federal da Bahia (NEPEA-UFBA) estará realizando um encontro da Rede Baiana de Educação Ambiental (REABA, promotora do fórum em Salvador), onde vamos conversar sobre educomunicação e contar o que faremos no evento. Estamos programando também, um encontro a parte com alunos e professores, que vai depender da demanda dos mesmos, para a organização da cobertura.

Projetos de comunicação comunitária - O convite acima se estende a vocês. Queremos, inclusive, que participem do encontro de educomunicação fazendo intervenções educomunicativas durante o mesmo. Entrem em contato pelo e-mail acima.

ECOTAXI foi atração do Carnaval em Caravelas


Uma das novidades do carnaval 2012 em Caravelas foi o ECOTAXI, um serviço de transporte de passageiros puxado por uma bicicleta. Projetado pelo caravelense Alex Rocha, que há mais de 20 anos trabalha com bicicletas, o veículo é ideal para uma cidade plana como Caravelas: “já vinha a algum tempo buscando apoio para o projeto e numa reunião do Partido Verde, do qual sou filiado, Marcello Lourenço e Bianca Santana acolheram a idéia, viram o projeto como demonstrativo e juntos viabilizamos a construção de um primeiro veículo experimental”.

Alex reciclou uma bicicleta Monareta de 1972, um quadro clássico de rodas aro 20, e adaptou-a para conduzir a carruagem feita com estofamento confortável e com uma capota que protege os passageiros do sol e da chuva. O ECOTAXI ficou exposto na Tenda Cultural da Arena Mult Esportes montada em Caravelas com apoio do Ministério do Esporte, e depois circulou pelas ruas durante o carnaval, atraindo a curiosidade de moradores e visitantes. Marcello vê no ECOTAXI a oportunidade de se organizar na cidade um novo sistema de transporte público para atender tanto a comunidade quanto os visitantes: “estamos planejando roteiros como city-tour, traslado dos visitantes de Abrolhos do Pier Municipal até as pousadas, Caravelas – Kitongo, entre bairros para atender aos moradores, etc. O ciclismo é pouco valorizado na cidade, apesar da maioria da população se deslocar com bicicletas”.


Caravelas oferece uma riqueza ambiental, histórica e cultural muito grande e que não é completamente usufruída. Para Bianca Santana “o ECOTAXI dará oportunidade para que todos conheçam um pouco mais sobre a cidade de uma maneira agradável e rica em informações”. A procura de apoiadores para o projeto, o grupo pensa agora em organizar uma Associação de Condutores e mostrar a viabilidade de se gerar renda com um serviço ecológico que não emite poluentes e com a concepção do ecoturismo de base comunitária. “Além de fazer um apelo para a responsabilidade socioambiental queremos mostrar que pequenas iniciativas podem trazer grandes melhorias para nossa cidade” concluiu Bianca.

FONTE: Texto de Marcello Lourenço, disponível também aqui.

Banco Mundial anuncia aliança para salvar os oceanos


Nascer do Sol junto ao arquipélago de Wakatobi, na Indonésia: é preciso estabelecer valor para recursos e serviços ambientais prestados pelos oceanos
Foto: AFP
Nascer do Sol junto ao arquipélago de Wakatobi, na Indonésia: é preciso estabelecer valor para recursos e serviços ambientais prestados pelos oceanosAFP


O Banco Mundial anunciou nesta sexta-feira a criação de uma aliança mundial para melhor gerenciar e proteger os oceanos do planeta, sob a ameaça da pesca exagerada, poluição e mudanças climáticas. O presidente da instituição, Robert Zoellick, lembrou que os mares são o sangue da vida da Terra e da economia global, mas sofre com a superexploração, costas degradadas e seus corais e recifes estão em risco.

- Precisamos de um novo SOS: salvem nossos mares (em inglês, “save our seas”) - pediu durante conferência sobre a conservação dos oceanos em Cingapura.

Segundo Zoellick, a ideia é unir países, centros científicos, organizações internacionais e não governamentais, fundações e o setor privado em um parceria ampla. Já o Banco Mundial auxiliaria o esforço com seus já existentes programas de apoio à preservação dos oceanos e na obtenção de financiamento, ajudando a desenvolver um mecanismo para dar um valor aos benefícios fornecidos pelos mares. A princípio, a instituição comprometeria pelo menos US$ 300 milhões na formação da aliança.

- Mas trabalhando com os governos, a comunidade científica, a sociedade civil e a iniciativa privada, pretendemos levantar até US$ 1,2 bilhão para apoiar o uso sustentável dos oceanos – acrescentou.

Milhões de pessoas dependem dos oceanos para trabalhar e se alimentar e essa dependência vai crescer a medida que o mundo caminha para uma população de 9 bilhões de pessoas, o que destaca a necessidade de seu melhor gerenciamento. De acordo com Zoellick, um dos principais focos para isso é compreender o valor total das riquezas e dos serviços ambientais prestados por eles. Os oceanos são a principal fonte de oxigênio do planeta, ajudam a regular o clima e as suas formações costeiras protegem áreas povoadas de tempestades e outros desastres naturais, benefícios geralmente tidos como certos.

- Qualquer que seja o recurso, é impossível montar um plano para gerenciá-lo e desenvolvê-lo sem saber o seu valor – destacou o presidente do Banco Mundial.

Outro objetivo da aliança é ajudar a reconstruir os estoques pesqueiros do planeta, já que cerca de 85% das áreas de pesca dos oceanos estão classificadas como totalmente exploradas, superexploradas ou até mesmo esgotadas.

- É preciso aumentar os ganhos líquidos da pesca para entre US$ 20 bilhões e US$ 30 bilhões anuais. Atualmente, estimamos que a indústria pesqueira opera com um prejuízo econômico de US$ 5 bilhões por ano – indicou Zoellick.

FONTE: Disponível aqui.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Turistas buscaram tranquilidade em Abrolhos durante Carnaval

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se preparou para receber os turistas que buscaram o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral sul do estado da Bahia, durante o Carnaval com voluntários extras dando apoio aos monitores ambientais e com a presença de um fiscal do ICMBio para atuar em possíveis infrações ambientais. Durante o feriado, o parque recebeu cerca de 250 visitantes, além de dois veleiros nacionais, oriundos de Salvador e Vitória, e quatro veleiros estrangeiros, da Espanha, França, Itália e Reino Unido.

Os principais atrativos que o parque oferece, além dos mergulhos autônomos em naufrágios, cavernas e “chapeirões” – formação coralínea única no mundo, constituída por corais milenares apresentando formato de cogumelo, que alcançam cerca de 25 metros de altura por 50 metros de diâmetro –, são as possibilidades dos turistas interagirem com o ambiente singular em caminhada em trilha ecológica com a condução de monitor do ICMBio em uma das ilhas do Arquipélago, o que permite a observação da fauna e flora do local. E também, por meio de parceria com a Marinha do Brasil, a possibilidade de visita ao Farol de Sinalização Náutica da Ilha Santa Bárbara, construído em 1861, durante o Reinado de D. Pedro II.

Criado pelo Decreto n° 88.218, de 6 de abril de 1983, com uma área com cerca de 91.000 hectares, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos abriga o maior banco de corais do Atlântico Sul. Busca conciliar proteção ambiental com atividades de cunho recreativo, científico e educacional visando resguardar seus atributos naturais.

Veja algumas imagens deste Caranaval em Abrolhos:

Farol de Abrolhos ao fundo/Arquivo do PNM Abrolhos.

Barco com turistas/Arquivo PNM Abrolhos

Barcos e turistas na Ilha Siriba/Arquivo PNM Abrolhos
FONTE: Disponível também  aqui, aqui e aqui.

Google deve lançar versão aquática do Google Maps













Uma versão aquática do Google Street View deve ser lançada em breve. Os usuários poderão “nadar” em volta da Grande Barreira de Coral, um dos patrimônios mundiais da Humanidade, que fica localizado na Austrália. Pesquisadores e mergulhadores passaram meses tirando mais de 50 mil fotos de 360º graus para criarem o projeto chamado de “Catlin Seaview Survey”. Inicialmente as fotos poderão ser visualizadas somente no site da iniciativa e serão integradas ao Google Maps no futuro. O âmbito do projeto é de registrar e revelar a composição dos corais, assim como conscientizar o usuário sobre as consequências que as mudanças climáticas e ambientais têm sobre os ecossistemas da região. “O Catlin Seaview Survey é um conjunto de estudos que irá revelar ao público uma das últimas fronteiras na Terra: os oceanos”, afirmou Professor Ove Hoegh-Guldber da Universidade de Queensland. O projeto pode ser visto pelo site www.catlinseaviewsurvey.com.

FONTE: Daqui.

Extremo sul da Bahia discute desenvolvimento sustentável

Esclarecer dúvidas da comunidade e do empresariado sobre a construção do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e do Plano de Desenvolvimento Sustentável é um dos objetivos do debate que acontece hoje, sexta-feira (24), a partir das 19h, na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, com a presença do secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro.

Segundo o secretário, o ZEE é um instrumento estratégico de ordenamento, planejamento e gestão territorial que traz benefícios diversos, “a exemplo da maior velocidade na liberação das licenças ambientais”.

No sábado (25) será a vez da população de Eunápolis debater o tema. O encontro está agendado para as 17h, no Hotel Eunápolis Plaza.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval em Abrolhos

O feriado de Carnaval no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi perfeito! Muitos turistas e atrações especiais, como subida no Farol, mergulhos e troca de informações com o pessoal da Marinha, do ICMBIO, voluntários e monitores ambientais! A Ilha Santa Bárbara tremeu com o Bloco das Grazinas. Ano que vem tem mais!

Foto de Ellen Prates, professora de Alcobaça, trabalhando como voluntária do PNM Abrolhos.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Efeitos da produção de papel são tema de estudo da WWF

A World Wide Fund For Nature (WWF) publicou ontem (14/2) estudos de caso sobre impactos sociais e ambientais da produção de papel em todo o mundo. Na América Latina, aborda a relação entre as operações da Fibria no Espírito Santo e na Bahia e comunidades vizinhas desde 1967.

Para consultar o estudo completo, clique aqui.

FONTE: Assessoria de Comunicação da FIBRIA.

Pescadores questionam área de descarte dos sedimentos da Dragagem do acesso ao Canal do Tomba

Diversos pescadores vêm chamando a atenção para a ocorrência de possíveis irregularidades no descarte dos sedimentos  realizado pela Draga que opera no acesso ao Canal do Tomba, pois segundo eles os Descartes estariam ocorrendo muito próximos à terra. Procurada pelo Chefe da Resex do Cassurubá, Joaquim Santos Neto, a Empresa Fibria, informou que existe uma equipe de fiscalização da dragagem, que permanece embarcada em tempo integral e registra as coordenadas geográficas de todos os pontos em que a draga realiza os descartes, justamente com o objetivo de verificar possíveis lançamentos fora da área autorizada pela IBAMA. Além desta fiscalização a draga possui sistema de monitoramento de seu posicionamento em tempo real, o que permite ao comandante da draga ter a certeza de que está dentro dos limites da área autorizada antes de realizar o descarte dos sedimentos. A Fibria informou ainda que após uma análise detalhada de todos os descartes realizados no mês de janeiro/12, não foi constatado qualquer lançamento fora dos limites da área de descarte.



Com relação à distância entre a área de dragagem e o descarte, como pode-se observar na imagem, basta uma navegação de apenas 0,31 milhas náuticas após o término do canal para que a draga esteja em área autorizada para o descarte. A área total é divida por quatro áreas menores que vão sendo revezadas para evitar uma redução acentuada das profundidades no local. Além disto, a draga pode adotar trajetórias diferentes até a área de descarte, o que pode estar chamando a atenção dos denunciantes. O Analista de Licenciamento Ambiental da Fibria, Diomar Biasutti, informa que a Fibria possui um canal de comunicação através do qual podem ser recebidas denúncias relacionadas à dragagem, o “Fale Fibria”, que permite ligações gratuitas: 0800-283-8383.

Joaquim Neto chama a atenção que uma das demandas levantadas no 1° Seminário da Dragagem do Canal do Tomba realizado em dezembro/11 é a divulgação de canais de comunicação para receber as reivindicações de pescadores da região, que têm interesse em fazer denúncias ou tirar dúvidas a respeito dos procedimentos de Dragagem. Então, além do “Fale Fibria”, pode-se ligar para a Resex do Cassurubá: (73) 3297-2258 ou 2260 e também para o “Linha Verde”, do IBAMA, que também oferece ligações gratuitas pelo: 0800-618-080 ou pode-se enviar e-mail: linhaverde.sede@ibama.gov.br.

Um outro fato que vem preocupando a Fibria e os integrantes da Comissão de Acompanhamento da dragagem é a presença de redes de pesca na área de dragagem. A equipe de fiscalização registrou vários momentos em que a draga foi obrigada a desviar de redes na área de dragagem, o que traz riscos de acidentes ambientais, coloca em risco a vida dos pescadores, além dos possíveis prejuízos em virtude de danos às redes e embarcações de pesca.

A área de dragagem é considerada área de exclusão de pesca e deve ser respeitada durante os períodos em que a dragagem estiver ocorrendo, lembrando que o atual período de dragagem será encerrado em 31 de março de 2012.

FONTE: Disponível na Edição 33 do Jornal Comunitário O Samburá, acesse aqui.

Defeso do Caranguejo-Uçá durante os dias de “andada”

O Ministério da Pesca e Aquicultura publicou no dia 9 de janeiro de 2012 uma Instrução Normativa relativa aos períodos de “andada”do Caranguejo-Uçá nos Estados da Região do Nordeste e no Estado do Pará. Para a região de Caravelas, ficou estipulado que estará proibida a captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização desta espécie durante os dias de “andada” que ocorrerem nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Entende-se por “andada” o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. As pessoas físicas ou jurídicas que trabalham com esta espécie devem fornecer ao IBAMA a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes  para evitar apreensões. Aos infratores serão aplicadas as penalidades e sansões previstas em Lei.

Nova Edição do Jornal Comunitário O Samburá

 
Clique na imagem para ler o jornal completo.

CARTA DOS EXTRATIVISTAS E AGROEXTRATIVISTAS

Carta dos Extrativistas e Agroextrativistas produzida durante o Encontro realizado em Goiânia no dia 03 de fevereiro de 2012:

À Sociedade Brasileira
Nós ‐ extrativistas, agroextrativistas, agricultores familiares, assentados, mulheres quebradeiras de coco babaçu, vazanteiros, ribeirinhos, geraizeiros, retireiros e pescadores dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí, reunidos na cidade de Goiânia nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2012, após avaliação e análise criteriosa do que vem ocorrendo nos cerrados brasileiros, vimos a público informar e exigir providências imediatas diante da grave situação que se encontra esse bioma e seus povos.

Para ler a Carta completa, clique aqui.

Violência contra as mulheres no Carnaval

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Mobilização em defesa dos Manguezais vai acontecer amanhã, no Rio de Janeiro

É neste domingo, dia 12/02, que o Rio de Janeiro estará mobilizado em defesa dos manguezais brasileiros, ameaçados com o novo texto do Código Florestal.

A partir das 10h, em Ipanema (posto 9) o Instituto Mar Adentro estará mobilizando os cariocas e turistas em prol desse ecossistema tão importante para a vida marinha.

Essa é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com projetos e ONGs de conservação marinha de todo o Brasil.

Saiba mais: www.manguefazadiferenca.org.br

Informativo ICMBIO EM FOCO chama a atenção para o Seminário que comemorou o aniversário de 2 anos do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos como Sítio Ramsar e valoriza Grupo de Mouros e Cristãos de Caravelas.

Clique na imagem para acessar.


FONTE: Disponível aqui.

Boas práticas ambientais nas cidades serão premiadas

Serão escolhidas três experiências por tema e a premiação será durante o 1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, dia 29 de março, em Brasília, onde as iniciativas serão expostas.
 
Municípios com experiências bem sucedidas em sustentabilidade ambiental urbana podem participar do processo de seleção promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que vai premiar boas práticas ambientais nas cidades. São oito temas e os interessados podem inscrever projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, de infraestrutura ou de recuperação de áreas degradadas; bem como de serviços públicos relacionados à gestão de resíduos sólidos e drenagem urbana; além de programas de fiscalização integrada de áreas protegidas; criação de conselhos, comitês de bacias, consórcios públicos, entre outras iniciativas, limitando-se a oito experiências por município. Veja os detalhes no edital.

Os interessados devem fazer inscrição até dia 16 de março por meio de formulário eletrônico disponível no site do MMA e as experiências habilitadas participarão do processo de seletivo para a premiação. Serão escolhidas três experiências por tema e a premiação será durante o 1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, dia 29 de março, em Brasília, onde as iniciativas serão expostas.

As boas práticas selecionadas serão publicadas pelo Ministério e expostas em eventos de grande divulgação pública, como a Semana do Meio Ambiente e a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro.
Para informações adicionais, acesse www.mma.gov.br/sustentabilidadeurbana

FONTE: Site do MMA.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Reunião de mobilização para as Conferências de Assistência Técnica e Extensão Rural

Aconteceu ontem (08/02) no Auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos uma reunião de mobilização sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para preparação da delegação que representará o Extremo Sul Baiano na Conferência Nacional de ATER que acontecerá entre os dias 23 a 26 de Abril em Brasília.

Além de apresentar o histórico da ATER brasileira, o Engenheiro Agrônomo Paulo Adriano de Morais Medrado, Técnico em Desenvolvimento Rural da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA levantou junto com os presentes a problemática de nossa região. Os principais temas levantados foram relativos ao público prioritário, à utilização indevida de agrotóxicos, recursos para ATER, inadimplência relativa aos créditos como Pronaf, falta de organização de base, dificuldades no diálogo entre extensionista e agricultores, avanço das plantações de eucalipto em áreas com vocação agrícola, existência de 800 mil hectares de terras devolutas, 4 milhões de analfabetos, dificuldade de acesso a políticas públicas e 1 milhão de lares sem acesso a energia elétrica em nosso estado, entre diversos outros.

Foi socializada também a agenda de encontros, pois já no próximo dia 28/02 acontecerá em Teixeira de Freitas a Conferência Territorial preparatória para a Conferência Estadual, que acontece em Salvador no dia 12/03. De Caravelas devem ser selecionados até 15 delegados que representarão o município nestas atividades. Além do setor público, como Prefeitura Municipal, IBAMA e ICMBIO, estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais e diversos agricultores e agricultoras de Caravelas e seus distritos. Veja algumas imagens:




quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ministério das Comunicações convoca para instalação de novas rádios comunitárias

O Ministério das Comunicações publicou na sexta-feira (3/02) o segundo aviso de habilitação para rádios comunitárias de 2012. O aviso contempla 75 municípios espalhados por sete Estados: Acre, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco e Rio Grande do Sul. As entidades interessadas em operar o serviço em alguma das localidades contempladas têm até o dia 3 de abril para se inscrever. O aviso faz parte do Plano Nacional de Outorgas 2012-2013 e contempla apenas municípios que ainda não contam com nenhuma rádio comunitária autorizada. A meta do ministério é universalizar o serviço até o fim de 2013, fazendo com que cada município brasileiro tenha pelo menos uma rádio comunitária funcionando.

“As rádios comunitárias são importantes porque dão voz às comunidades onde estão inseridas e servem para divulgação e preservação da cultura local. É um espaço diferenciado que a comunidade tem”, ressalta a coordenadora de Radiodifusão Comunitária do MiniCom, Sibela Portela.

De acordo com o cronograma do Plano Nacional de Outorgas, mais 11 avisos serão lançados em 2012. No ano que vem, serão 13 avisos de habilitação. Ao todo, 1.425 novos municípios serão contemplados. Inicialmente, os avisos buscam incluir as cidades em que não há nenhuma emissoa comunitária outorgada e nenhum processo em andamento no ministério. Em seguida, passa-se a contemplar os municípios que já apresentaram ao ministério novas demandas por rádios comunitárias.

Para saber mais clique aqui.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Versão brasileira de prêmio europeu abre inscrições para projetos sustentáveis


As empresas e instituições que têm iniciativas sustentáveis em execução há três anos, no mínimo, podem se inscrever na edição nacional do Green Project Awards (GPA), uma certificação de reconhecimento internacional. A candidatura a uma das quatro categorias do prêmio deve ser feita pelo site até 30 de março próximo.
As indústrias podem indicar seus projetos na modalidade de Produtos e Serviços, nas áreas de desenvolvimento social, ambiental, economia e ética. O julgamento dos projetos nesta categoria caberá à Confederação Nacional da Indústria (CNI). As outras três categorias são: Iniciativa Jovem, Pesquisa e Desenvolvimento e Campanha de Mobilização.

Já reconhecido em Portugal como uma importante referência na área da sustentabilidade, o GPA é promovido pela consultoria lusa GCI e, no Brasil, pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Realizada pela primeira vez fora da União Europeia, a premiação dos vencedores ocorrerá na conferência Rio +20, em junho. A auditoria do prêmio será realizada pela empresa KPMG.

“O GPA chega ao Brasil num ótimo momento, porque existe uma mobilização muito forte de toda a sociedade pela sustentabilidade. A CNI não poderia ficar de fora desse movimento”, explica a coordenadora da categoria Produtos e Serviços do GPA, Loni Mânica.

Os vencedores de cada categoria receberão certificações de boas práticas de sustentabilidade. “O maior ganho das empresas é a repercussão nacional e internacional das suas ações de sustentabilidade e inovação social”, complementa Mânica.  Mais informações sobre o GPA podem ser obtidas no site.

FONTE: Daqui.

Encontro do Programa Redes com proponentes em Caravelas

Aconteceu hoje na Câmara de Vereadores de Caravelas mais um encontro do Programa REDES, uma realização da Consultoria Raízes em nome do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. O Programa tem por objetivo apoiar iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, apoiando projetos de geração de trabalho e renda, por meio do fomento de cadeias produtivas e qualificação profissional.

Hoje a reunião foi voltada para todos os proponentes do programa Redes de Caravelas, para esclarecimento de duvidas e visualização dos projetos que serão propostos. Para saber mais, visite a página do Programa, aqui. Abaixo, algumas imagens do encontro. 








quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos promove Seminário “Conservação no Sítio RAMSAR Parque Nacional Marinho dos Abrolhos”

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos realizou no seu Centro de Visitantes, localizado na Praia do Kitongo, em Caravelas, no dia 30/01 o Seminário “Conservação no Sítio RAMSAR Parque Nacional Marinho dos Abrolhos”, com a presença de estudantes, pesquisadores, monitores ambientais, organizações ambientalistas e culturais e representantes da comunidade. A escolha desta data ocorreu em função da proximidade do dia 02/02, tido como o Dia Internacional das Zonas Úmidas, pois a dois anos atrás o Parque recebeu o título de Sítio RAMSAR, sendo reconhecido internacionalmente pela importância singular de seu ecossistema e pelo seu papel na preservação e no desenvolvimento sustentável.


As palestras ministradas deram um panorama geral das pesquisas atualmente desenvolvidas na região do Parque, tanto voltadas para pesquisas que já vem sendo realizadas a mais de 10 anos, como o Monitoramento de Aves e o trabalho do Instituto Baleia Jubarte com os Cetáceos como a famosa Baleia Jubarte e os golfinhos e botos, mas também com pesquisas mais recentes, como o Monitoramento do Banco Pesqueiro, a Bioecologia Larval de Crustáceos, o Impacto das Mudanças Climáticas, a Geologia do Banco dos Abrolhos e os trabalhos da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a questão da Bioinvasão Marinha e das Algas e Fanerógamas no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. 


Além da equipe do Parque, participaram e contribuíram com o evento pesquisadores do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste - CEPENE, a Universidade Estadual de Minas Gerais, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a organização ambientalista Conservação Internacional, o Instituto Baleia Jubarte, a Fundação Professor Benedito Ralile, o Jornal Comunitário O Samburá e a Prefeitura Municipal de Caravelas através de suas Secretarias de Cultura e Educação. O segmento de Uso Público esteve representado pelas Operadoras de Turismo e pelos Condutores de Ecoturismo que têm entre as suas funções a transmissão dos conhecimentos aos visitantes. Estiveram presentes também alunos do curso técnico em Turismo do Colégio Estadual Polivalente de Caravelas, estagiários do Programa Abra os Olhos Para a Ciência, além de um grande número de professores e outros representantes das comunidades de Caravelas e Alcobaça.


Segundo o analista ambiental Marco Antônio Albuquerque, organizador do Seminário, esta atividade faz parte das atividades do Núcleo de Pesquisa e Monitoramento e tem como objetivo difundir informações atualizadas e realizar o debate sobre temas de interesse no Banco dos Abrolhos. O chefe do Parque, Ricardo Jerozolimski, avaliou muito positivamente a atividade e o grande número de presentes, o que deixou evidente a necessidade de realização de mais atividades como esta, porque “além do público, há grande interesse das comunidades locais em conhecer as pesquisas que vem sendo desenvolvidas na região, o que contribui para a própria gestão do Parque”.


Para fechar com chave do ouro, ao final do Seminário, foi feita uma apresentação do grupo cultural Mouros e Cristãos de Caravelas, que além de deixar à mostra para os visitantes uma parte da cultura local, trouxe bastante emoção a todos os presentes. Esta tradição tem suas raízes no alardo, teatro folclórico oriundo do Brasil Colônia, com representação da luta entre o bem e o mal, e é comumente encenada durante os festejos de São Sebastião. A luta entre mouros e cristãos também é conhecida como Marujada, Cavalhada e Expulsão de Mouros em outros locais do Brasil. Vejam algumas imagens:











Carnaval 2012