segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos revitaliza Trilha do Marobá


O Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos está localizado na zona urbana da cidade de Caravelas - Bahia e além de informar os visitantes sobre o Parque e seus atrativos naturais, tem o objetivo de propiciar a aproximação dos alunos, moradores e turistas com a natureza, permitindo a interiorização do significado das áreas protegidas, sua importância em termos de preservação, manejo e aproveitamento indireto dos recursos naturais e culturais.
 
 
Uma das ferramentas utilizadas para isto é a Trilha do Marobá, que na última semana recebeu a instalação de novas placas de sinalização educativas, graças a uma parceria entre o Parque, a ong Ecomar e o Movimento Cultural Arte Manha, através do Ateliê Astúcia.
 
 
Trabalhando a mais de duas décadas em Caravelas com a geração de renda e o fortalecimento da identidade afro-indígena através da produção de móveis rústicos, construções rústicas, decoração de ruas, entalhes e artesanatos feitos de madeira morta ou materiais de reaproveitamento, o Ateliê Astúcia trouxe para o Centro de Visitantes sua experiência de trabalho com jovens aprendizes de 14 a 17 anos, que coordenados pelo artista plástico Dó Galdino, realizaram o trabalho de pesquisa, criação, confecção e instalação das placas.

Localizada na Praia do Kitongo, uma área bastante freqüentada pela comunidade local, esta trilha possui cerca de 1 quilômetro de extensão e proporciona o contato com dois dos ecossistemas integrantes do Complexo dos Abrolhos: a restinga e o mangue. Também é possível ver ossos de baleia Jubarte enterrados na praia, além de grande quantidade de árvores nativas.
Segundo o chefe do Parque, Ricardo Jerozolimski, a revitalização da Trilha é mais um ponto a favor da integração do Parque com a cidade de Caravelas, pois a comunidade local tem grande identidade com a Trilha, que é utilizada diariamente tanto com fins educativos por escolas e famílias da região, como também para a prática de esportes como caminhada e corrida. Neste ponto, a sinalização vem dar mais segurança para os freqüentadores, além de chamar a atenção para a ocorrência de espécies florestais e da própria história da região, pois o Rio Caravelas, ponto culminante da Trilha, foi a porta de entrada das Caravelas Portuguesas na época da colonização do Brasil.
 
 
 Educação Ambiental
O Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi inaugurado em maio de 2004. A visitação e o uso das instalações são totalmente gratuitos e o Centro conta com monitores para receber e acompanhar os grupos. 

FONTE: PNM Abrolhos, texto disponivel também na página do ICMBIO, aqui.

Um comentário: