sábado, 25 de fevereiro de 2012

ECOTAXI foi atração do Carnaval em Caravelas


Uma das novidades do carnaval 2012 em Caravelas foi o ECOTAXI, um serviço de transporte de passageiros puxado por uma bicicleta. Projetado pelo caravelense Alex Rocha, que há mais de 20 anos trabalha com bicicletas, o veículo é ideal para uma cidade plana como Caravelas: “já vinha a algum tempo buscando apoio para o projeto e numa reunião do Partido Verde, do qual sou filiado, Marcello Lourenço e Bianca Santana acolheram a idéia, viram o projeto como demonstrativo e juntos viabilizamos a construção de um primeiro veículo experimental”.

Alex reciclou uma bicicleta Monareta de 1972, um quadro clássico de rodas aro 20, e adaptou-a para conduzir a carruagem feita com estofamento confortável e com uma capota que protege os passageiros do sol e da chuva. O ECOTAXI ficou exposto na Tenda Cultural da Arena Mult Esportes montada em Caravelas com apoio do Ministério do Esporte, e depois circulou pelas ruas durante o carnaval, atraindo a curiosidade de moradores e visitantes. Marcello vê no ECOTAXI a oportunidade de se organizar na cidade um novo sistema de transporte público para atender tanto a comunidade quanto os visitantes: “estamos planejando roteiros como city-tour, traslado dos visitantes de Abrolhos do Pier Municipal até as pousadas, Caravelas – Kitongo, entre bairros para atender aos moradores, etc. O ciclismo é pouco valorizado na cidade, apesar da maioria da população se deslocar com bicicletas”.


Caravelas oferece uma riqueza ambiental, histórica e cultural muito grande e que não é completamente usufruída. Para Bianca Santana “o ECOTAXI dará oportunidade para que todos conheçam um pouco mais sobre a cidade de uma maneira agradável e rica em informações”. A procura de apoiadores para o projeto, o grupo pensa agora em organizar uma Associação de Condutores e mostrar a viabilidade de se gerar renda com um serviço ecológico que não emite poluentes e com a concepção do ecoturismo de base comunitária. “Além de fazer um apelo para a responsabilidade socioambiental queremos mostrar que pequenas iniciativas podem trazer grandes melhorias para nossa cidade” concluiu Bianca.

FONTE: Texto de Marcello Lourenço, disponível também aqui.

Um comentário: