quinta-feira, 29 de maio de 2014

Aniversário de Criação da Resex do Cassurubá será comemorado no dia 05/06

O Aniversário de 5 anos da Reserva Extrativista do Cassurubá será comemorado no próximo mês com Reunião do seu Conselho Deliberativo, que acontecerá no dia 03 (terça-feira) a partir das 9 horas no Auditório do Cepene, em Ponta de Areia e também com atividades culturais no dia 05 (quinta-feira).

À partir das 8 horas acontecerá na Prainha da Tapera/Miringaba competições em várias modalidades (corrida de batera/canoa; quem consegue pegar mais caranguejo, quem descasca mais coco e mais camarão). À noite, a partir das 19 horas no Restaurante O Pesqueiro, acontecerá a Noite de Homenagens com entrega de certificados para as pessoas que fizeram e fazem parte da história da Resex e apresentaçao do Forró Aracuã.

O Restaurante O Pesqueiro fica na cidade de Caravelas, próximo à antiga cooperativa. A entrada é livre e todos estão convidados!

FONTE: PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA RESEX DO CASSURUBÁ.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Convite para Reunião do Conselho Consultivo do PNM dos Abrolhos

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos está convidando os interessados para participar da reunião do seu Conselho Consultivo que será realizada no dia 28 de maio (quarta) a partir das 08:30 no Auditório do seu Centro de Visitantes, em Caravelas / BA.

Na pauta estão temas como a apresentação do novo servidor do Parque: a Oficina de elaboração do Plano de Ação Nacional para Conservação de Ambientes Coralíneos – PAN Corais, além de informes de gestão (pesquisas aprovadas, número de visitantes no Parque, atividades no Centro de Visitantes, fiscalização).  Fique ligado!

FONTE: PNM dos Abrolhos.

Advertência para os criadores de animais


FONTE: Associação de Moradores, Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas.

domingo, 25 de maio de 2014

Patrimônio cultural baiano em 3D


Apaixonado por história desde a infância, o iraquiano Ben Kacyra, que desde os anos 1960 mora nos EUA, decidiu dar uma contribuição inédita ao tema. O projeto CyArk 500, da instituição beneficente CyArk, que ele dirige, está escaneando, com laser 3D, 500 sítios do patrimônio cultural mundial, a fim de criar um arquivo digital de edificações que permita sua reconstrução  em caso de danos por eventos naturais, terrorismo ou outras ações humanas. Entre os locais já digitalizados estão o Pelourinho, em Salvador, as estátuas da Ilha de Páscoa, o Monte Rushmore (EUA), a Torre de Pisa e o conjunto arqueológico de Pompéia (Itália). Dois locais destruídos nos últimos anos pelo fogo - a ponte Sungnyemun, em Seul, e as Tumbas Kasubi (Uganda) - já estão se beneficiando da técnica criada pelo CyArk 500.

FONTE: Revista Planeta (dez/2013/jan/2014) Ano 41 - Edição 494, para saber mais, clique aqui.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Viveiro da Fibria em Helvécia expede primeiras mudas de eucalipto

Inaugurada este ano, a Unidade de Produção de Mudas localizada em Helvécia (Nova Viçosa) vai expedir 30.000 mudas de eucalipto nesta quarta-feira (21).

A Unidade de Produção de Mudas da Fibria em Helvécia (Nova Viçosa/BA) expediu suas primeiras mudas de eucalipto – aproximadamente 30.000 – nesta quarta-feira (21). As mudas, que estão com a idade média de 92 dias, foram plantadas na região de Alcobaça, um dia após a expedição (22).

Projetado para produzir 30 milhões de mudas por ano, o viveiro atende a demanda dos plantios da empresa e de produtores fomentados do sul da Bahia. Até o final deste ano, serão expedidas a campo mais 5 milhões de mudas, observa o supervisor de Operações Florestais da Fibria, Geraldo Marciano da Silva.

Na fase de plantio, o solo recebe a aplicação de calagem e adubação e as mudas são irrigadas até o pegamento. Nos três primeiros anos após o plantio são aplicadas adubações adicionais e tratos culturais que viabilizam o pleno crescimento das plantas. Durante todo o ciclo, as pragas e doenças são monitoradas e é feito o controle biológico de eventuais ocorrências quando necessário, explica o especialista em Manejo Florestal e Recursos Naturais, Sebastião da Fonseca.

O especialista fala sobre a expectativa em relação ao desenvolvimento do plantio das mudas produzidas na Bahia. “As mudas vão ter um rápido crescimento e tolerância às principais pragas e doenças, resultando em destacada produtividade de celulose para uma rotação entre cinco a seis anos”, afirma. 

Inaugurada em fevereiro deste ano, a Unidade de Produção de Mudas em Helvécia é o segundo viveiro da Fibria na Unidade Aracruz, que compreende as operações da empresa na Bahia e Espírito Santo (o primeiro fica em Aracruz/ES). A Fibria investiu cerca de R$ 40 milhões na implantação do viveiro, construído e operado a partir da contratação de trabalhadores da região.

FONTE: Pauta 6.

Baleia-jubarte sai da lista de espécies ameaçadas de extinção

Mamífero aquático foi reclassificado para 'quase ameaçado'.

Exemplar de baleia-jubarte registrado no litoral do Brasil; governo retirou espécie da lista de ameaçados de extinção (Foto: Reprodução/Facebook/Instituto Baleia Jubarte)
 (Foto: Reprodução/Facebook/Instituto Baleia Jubarte)

O Governo brasileiro retirou a baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) da lista de espécies ameaçadas de extinção graças ao aumento da população desses animais no litoral do país, onde cruzam e geram novos filhotes. A espécie foi reclassificada para "quase ameaçada", status que demanda a continuidade de trabalhos de conservação. A informação foi divulgada ontem (22) pelo Ministério do Meio Ambiente.

Segundo o MMA e o Instituto Baleia Jubarte, há quase três décadas existiam entre 500 e 800 animais vivendo apenas na região de Abrolhos, no sul da Bahia – principal concentração dessas baleias. Em 2011, quando foi realizada a última contagem aérea, foram avistados 14 mil animais. Até o próximo censo, previsto para este ano, o número pode saltar para 20 mil.

No país, elas são encontradas na costa do Espírito Santo e Bahia entre julho e novembro, onde permanecem para procriação. De dezembro até junho, seguem para a Antártica, onde se alimentam de krill (invertebrados parecidos com o camarão).


FONTE: G1.

Concurso Cultural de Fotografias Sobre Biodiversidade Marinha

Participe do Concurso Cultural de Fotografias do Coral Vivo sobre Biodiversidade Marinha! Prepare sua fotografia subaquática ou de paisagem marinha, e cadastre no aplicativo LiveBuzz. O resultado será divulgado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O regulamento está disponível aqui: http://bit.ly/ConcursoFotosBiodiversidadeMarinha

FONTE: Coral Vivo.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Reunião sobre a pesquisa com famílias beneficiárias da Resex do Cassurubá

Nessa quinta dia 22 de maio as 14 horas acontecerá na sede do Cepene, no distrito de Ponta de Areia, uma reunião de esclarecimento e mobilização sobre o Levantamento das famílias da RESEX de Cassurubá (Cadastro) que irá acontecer nos próximos meses e deve levantar dados de mais de mil famílias das comunidades de Caravelas e Nova Viçosa pertencentes à área da Resex do Cassurubá. A reunião será coordenada pela Claudia Rios, a gestora da RESEX de Cassurubá.


O objetivo do levantamento, segundo o ICMBIO, é conhecer as famílias que moram, ocupam e utilizam a área da Resex do Cassurubá, a fim de garantir que os beneficiários acessem as políticas públicas que têm direito. 

FONTE: Equipe do Programa de EA e Comunicação da Resex do Cassurubá.

Conselho Tutelar de Caravelas organizou Passeata contra a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


O Conselho Tutelar de Caravelas realizou nesta segunda feira (19) uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Ação Social, CRAS, CMDCA e escolas do município para dar visibilidade à questão da violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


A passeata chamou atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado todo dia 18 de maio. A concentração aconteceu às 9h na frente da sede do Conselho Tutelar de Caravelas, em seguida a passeata percorreu as ruas Ernesto Caetano, Barão do Rio Branco, Gustavo Costa e Praça Teófilo Otoni. Durante todo o m6es de maio ainda acontecerão outras ações, como palestras nas escolas da rede municipal e estadual. O objetivo é informar, sensibilizar e encorajar a sociedade a denunciar. Professores, diretores, crianças e adolescentes das Escolas Almir Santana, Alfa e Destaque participaram da passeata. 


FONTE: ASCOM PMC.

Informativo Coral Vivo traz informações sobre a Oficina do PAN Corais



Ainda não leu a versão mais recente do Informativo Coral Vivo Notícias?
Aproveite e leia agora: http://coralvivo.org.br/wp-content/uploads/arquivos/1951file-3.pdf

FONTE: Coral Vivo

terça-feira, 13 de maio de 2014

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos participa de homenagem do Dia das Mães


A Escola Municipal Alegria do Povo da comunidade da Barra de Caravelas organizou em parceria com o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos uma homenagem no Dia das Mães que contou a com participação de mais de 50 mães e outros profissionais da Escola.

Além de um Passeio Ciclístico de quase 10 km entre a comunidade e o Centro de Visitantes do Parque, o grupo participou de atividades diversas de educação ambiental e visita às instalações do CV com guias ambientais, terminando com uma dança cultural e lanche.

A ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Ação Social, da Polícia Militar e do SAMU.









FONTE: Parnam Abrolhos.

Conservação Internacional recebe prêmio do Google para implementar projeto de certificação do pescado

Com a proposta de atingir 60 mil famílias de pescadores tradicionais, a ong Conservação Internacional foi um dos 4 vencedores da competição Desafio de Impacto Social Google | Brasil, que vai disponibilizar 1 milhão de reais para cada organização desenvolver seu projeto durante dois anos, além do apoio técnico do Google.

Contemplada com R$ 1 milhão, a Conservação International, que tem sede em Caravelas, desenvolverá novas tecnologias que rastreiem e certifiquem o pescado no Brasil. Trata-se do projeto Pesca Mais Sustentável. “Ao ver o peixe no mercado, o consumidor encontrará uma ‘tag’ e poderá acessar, via smartphone, as informações disponíveis sobre o produto, como o tipo do pescado e também sobre a cultura da comunidade que a pescou”, explicou o representante da ong, Guilherme Dutra.

O projeto Pesca Mais Sustentável promete criar um sistema para dar transparência às cadeias de produção e comercialização do pescado e tornar a pesca mais sustentável, melhorando ainda a qualidade dos ambientes marinhos e a vida dos pescadores. Segundo a CI, hoje em dia, o Brasil captura mais de 536 mil toneladas de pescado marinho extraído, em grande maioria, de forma não sustentável, comprometendo as espécies e o futuro das comunidades que dependem da pesca. 

FONTE: Google.



RESEX Corumbau inicia diagnóstico da ocupação costeira entre Prado e Porto Seguro



A fim de dar subsídios para um processo de regularização da ocupação costeira e na tentativa de minimizar esses conflitos, o ICMBio, em parceria com o Ministério Público Federal, está realizando o levantamento de todas as ocupações litorâneas do entorno dessa Unidade de Conservação. Dessa forma, espera-se que o poder público passe a entender como se dá a utilização deste trecho do litoral e possibilitar ações que regularizem essa ocupação.

Esse trabalho foi iniciado com a análise de imagens aéreas e de fotografias a partir do mar. Agora, inicia-se a segunda etapa, a ser feita em conjunto com lideranças da comunidade da RESEX, que será a identificação, no local, com fotografias e marcação em GPS, de toda ocupação existente, bem como a notificação dos proprietários, com o objetivo de recolher a documentação existente.

Posteriormente, num processo mediado pelo Ministério Público Federal, com participação de diversos órgãos públicos relacionados ao tema, será verificado se estão de acordo com a legislação costeira vigente e efetuado um planejamento voltado à regularização dessa ocupação. Espera-se que esse esforço, além de reduzir os conflitos na região, também sirva como exemplo de ordenamento para outras áreas do país. Nesse sentido, o Ministério Público Federal e o ICMBio esperam contar com o apoio e a colaboração de todas pessoas que possuam alguma ocupação nessa faixa litorânea.

Para saber mais - A Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (RESEX Corumbau) é uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável criada em 2000, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. A RESEX situa-se numa faixa marinha entre a Praia do Espelho, no município  de Porto Seguro e a Barra do Rio das Ostras, em Prado.

A RESEX  Corumbau surgiu para atender à demanda de pescadores artesanais da região, com o objetivo de resguardar sua cultura e o pescado, que antes era explorado de forma irracional por centenas de barcos “de fora”. Por estar localizada numa área de grande beleza cênica, com praias belíssimas, a área da RESEX, assim como todas as áreas litorâneas de nosso país, sofre intensamente com o processo de ocupação desordenada, gerando uma enorme especulação imobiliária.



Diversos são os problemas existentes, vários deles afetando o desenvolvimento do turismo sustentável e a vida dos extrativistas beneficiários da RESEX, muitos reclamam de construções à beira mar, de acessos que sempre foram utilizados por essa população para buscar  seus meios de subsistência e que agora são fechados ou dificultados.

FONTE: Teixeira Notícias, texto disponível também aqui.


Defeso do Robalo começa dia 15/05!

Foto: ATENÇÃO

Bahia Pesca quer fortalecer aquicultura no Extremo Sul com criação de peixes e mariscos em Prado e Caravelas

A Bahia Pesca assinou, no último fim de semana, convênios e termos de compromisso para impulsionar a criação de peixes e mariscos em Prado e Caravelas. 

“As ações – que envolvem a implantação de tanques-redes e módulos de cultivo de ostras e algas nos dois municípios – vão beneficiar 150 famílias da região, que terão mais uma alternativa de produção e geração de renda”, explicou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. No âmbito da piscicultura, a Bahia Pesca, a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e a Prefeitura de Prado assinaram um convênio para a implantação de 40 tanques-rede e 30 tanques-escavados em assentamentos do município. O investimento nos equipamentos é de quase R$ 500.000,00 e beneficiará 70 famílias da região. Os tanques serão colocados nos assentamentos Três Irmãos e Tororão. 

Os produtores de Prado e Caravelas também deverão ser beneficiados com a assinatura de um termo de compromisso entre a Bahia Pesca e a Sedir para implantar 20 módulos de cultivo de ostras no município. Além de doar os equipamentos, a Bahia Pesca também capacitará 20 famílias para trabalhar na atividade, além de prestar a assistência técnica necessária durante todo o processo. Além da ostreicultura, a maricultura também foi foco das ações da empresa. O termo de compromisso prevê a implantação, no litoral de Prado, de dois módulos de cultivo de algas marinhas, que beneficiarão 60 famílias da região. Os pescadores passarão por cursos de capacitação para a fabricação de sabonetes e cosméticos a partir das algas marinhas que a própria comunidade produzirá. 

O investimento nos projetos de ostreicultura e maricultura chegam a R$ 700.000,00. “Não basta doar os equipamentos. É preciso empoderar e capacitar estas famílias para que, no futuro, possam trabalhar de forma independente e melhorar de vida, especialmente aquelas com perfil empreendedor. A implantação dos tanques e dos módulos produtivos permitirá que estes trabalhadores possam usufruir de um processo produtivo sustentável e permanente”, comemorou Cássio Peixoto durante as assinaturas dos termos que aconteceu no evento Prado em Ação, realizado pela Prefeitura Municipal.

Inauguração de escritório no município do Prado - Na ocasião, a Secretaria da Agricultura por meio da Bahia Pesca, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), inauguraram em Prado um escritório regional com o objetivo de se aproximar ainda mais dos profissionais da região. O novo escritório também irá acelerar o processo de cadastramento dos pescadores locais no CadCidadão, sistema que permite o monitoramento das condições sócio econômicas dos pescadores e garante a efetiva implantação das ações e projetos produtivos disponibilizados pela empresa. A inscrição no CadCidadão também é pré-requisito para que os pescadores tenham acesso aos benefícios oferecidos pelo programa Vida Melhor, do Governo da Bahia.

O presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, através do site da Bahia Pesca, explicou que a escolha de Prado para sediar o escritório não aconteceu por acaso. Segundo o site, o município produz duas mil toneladas de pescado por ano (um terço do total produzido em toda a região), e tem mais de mil pescadores residentes. “A implantação deste escritório proporcionará o avanço da atividade de pesca e dos seus profissionais, por meio da difusão técnica e da capacitação dos pescadores para a promoção de uma atividade econômica e ambientalmente sustentável, através da consciência do ordenamento e monitoramento da pesca na região”, explica Cássio Peixoto.

A implantação de projetos aquicolas de base sustentável, também será o foco da atuação deste escritório, através da implantação de iniciativas de cultivo de ostras, algas e piscicultura marinha. O escritório será responsável também por promover a capacitação dos pescadores da região através de treinamentos, oficinas e palestras. -

FONTE: Bahia Pesca, texto disponível aqui e aqui.

Associação da Barra articula doação de bateras do Projeto Renovar, da Bahia Pesca


A Associação de Moradores, Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas articulou em parceria com a Prefeitura Municipal do Prado, junto à Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, através da Bahia Pesca e Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional (SEDIR), a doação de 9 bateras de fibra de vidro de 7,60m, equipadas com motor de popa e equipamento de salvatagem.

Já regularizadas pela Capitania dos Portos do Estado da Bahia, as bateras foram entregues para um grupo de mulheres e extrativistas da comunidade da Barra de Caravelas que participaram de um cadastro realizado pela AMPM e que estiveram no dia 09 num evento realizado no município de Prado para Assinatura de Doação das Bateras.

Esta iniciativa faz parte de uma estratégia da Bahia Pesca para fortalecer a pesca artesanal no Extremo Sul da Bahia, que conta, entre outras ações, com a doação de mais de 50 embarcações. A expectativa é beneficiar mais de 600 pessoas, que passam a contar com um equipamento mais seguro, ágil e de maior capacidade de transporte. A ação dá continuidade ao Projeto Renovar, criado pela Secretaria da Agricultura por meio da Bahia Pesca, cuja meta é substituir gradativamente a frota artesanal baiana de 16 mil canoas de madeira por embarcações de fibra de vidro. “O Renovar diminui a pressão para extração da madeira da mata atlântica, habilita jovens empreendedores para trabalhar no segmento da construção naval artesanal e disponibiliza para milhares de famílias um importante meio de produção”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. 


FONTE: Bahia Pesca e AMPM, mais informações disponíveis aqui.