terça-feira, 14 de outubro de 2014

IV Seminário de apicultura do Extremo Sul Baiano começa amanhã em Mucuri

As inscrições ainda estão abertas para o IV Seminário de apicultura do Extremo Sul. Com o tema “Agregando valor à produção”, o seminário acontece entre os dias 15 e 16 de outubro na Câmara Municipal de Mucuri, no Centro da cidade. Na programação, estão previstas palestras, painéis, mesa redonda e a ação “Dia de campo”.

O objetivo do evento é compartilhar informações do setor, por meio do debate, para a agregação de valor à produção apícola, como explica o técnico do Sebrae, Paulo Mesquita. “O seminário será uma excelente oportunidade de atualização empresarial nos ambientes de gestão e inovação de mercado, além da manutenção e ampliação de relacionamento e rede de contato”, ressalta.

O seminário é voltado para apicultores do Extremo Sul da Bahia, organizados em associações e cooperativas de produtores. As inscrições devem ser feitas através das próprias entidades. Para participar, é necessária a doação de um 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição de caridade de Mucuri. A ação é realizada pelo Sebrae, Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Sindicato Rural de Mucuri.

Mais informações podem ser obtidas no Sebrae Teixeira de Freitas, pelo telefone (73) 3291-4333.

FONTE: Sebrae.

Parque de Abrolhos comemora Dia das Crianças com teatro em Ponta de Areia e na Barra


O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos comemorou o dia das crianças com apresentação da peça de teatro ''O mar não está pra LIXO" nas creches do distrito de Ponta de Areia e na comunidade da Barra, em Caravelas. A peça, escrita e encenada por funcionários e voluntários desta unidade, trabalha com a questão da proteção aos oceanos e rios de uma maneira lúdica e poética, trazendo questionamentos importantes para as crianças e jovens destas comunidades, onde a maioria das famílias sobrevive da pesca artesanal e do turismo.  

FONTE: PNM dos Abrolhos.

Palestra sobre arte na preservação da vida marinha

sábado, 11 de outubro de 2014

UFSB realiza I Seminário sobre Economia Florestal e Sustentabilidade

O Centro de Formação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Sul da Bahia convida a todos os interessados para o I Seminário sobre Economia Florestal e Sustentabilidade: o papel da UFSB, que irá acontecer no dia 15 de outubro das 8:30 às 17:30 no Centro de Convenções e Eventos do Descobrimento da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, Rod. Porto Seguro –Eunápolis –BR 367, Km 31, Porto Seguro, BA. O objetivo deste seminário é debater e captar subsídios para o desenvolvimento das ações do corpo docente da UFSB direcionadas ao apoio à economia florestal e sustentabilidade na região. O evento tem um caráter regional e não deliberativo.

Inscrição: Site da UFSB – Espaço Eventos – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014
http://www.ufsba.ufba.br


FONTE: UFSB.


ICMBio em Foco traz artigo sobre Mutirão de limpeza de praias em AbrolhosClique

Clique para ler.
FONTE: ICMBio.

Protesto indígena fecha BR-101 durante 10 horas

Dez horas de interdição e transtornos após protesto indígena na BR-101, entre Itamaraju e Itabela

A interdição que começou por volta das 6h da sexta-feira (10), só terminou no fim da tarde, após cerca de 10 horas de manifestação de aproximadamente 200 índios de aldeias pataxó da Boca da Mata e do entorno do Parque Nacional do Monte Pascoal. Segundo a coordenação dos indígenas as duas principais reivindicações eram a demarcação de terras e a soltura imediata de um índio de 58 anos, que fora preso pela PF em Teixeira de Freitas, quando portava munições de calibres 38 e 22. Caminhoneiros e motoristas de ônibus demonstraram preocupação com as constantes interdições que estão ocorrendo nesse trecho da rodovia BR-101, especialmente nos municípios de Itamaraju e Itabela. 

FONTE: Texto de Ronildo Brito para TeixeiraNews.

Bahia terá nono dígito para usuários de telefonia móvel até fim de 2015

A Bahia será um dos novos estados que passará a adotar o nono dígito na telefonia móvel, que deve começar a funcionar até o final de 2015. Segundo a Agência Nacional de Telecomunições (Anatel), a medida que já foi implementada em outros estados tem como principal objetivo aumentar os recursos de numeração do serviço móvel. Ainda segundo a Anatel, não há ainda uma data específica para o início da operação, mas que os usuários serão orientados com antecedência. Com a mudança o dígito nove será colocado à esquerda do número convencional celular. O número novo precisará ser colocado em todas as ligações para dentro do estado, feitas de celulares ou telefones fixos, independente de sua origem.
FONTE: Sulbahianews.

Até quando o Brasil ficará de costas para o mar?

A região costeira e marinha brasileira é formada por um imenso patrimônio natural. O país tem nada menos do que 8.600 km de costa, a maior da América Latina. Vivem no litoral cerca de 42 milhões de pessoas, ou 25% da população brasileira, concentradas principalmente em 13 das 27 capitais situadas à beira-mar. É também no mar que estão aplicados investimentos bilionários para a produção de petróleo nas camadas pré-sal. No entanto, entre tantos números, um em especial se destaca – e, infelizmente, não por sua grandiosidade: temos apenas 1,57% de áreas marinhas brasileiras protegidas na forma de Unidades de Conservação.

Para ler o texto completo, clique aqui.

FONTE: Texto de Marcia Hirota, disponível no Blog do Planeta da Revista Época. 

Pintura de mural e oficina de arte em Caravelas

Mulheres indígenas contam sua história em livro

Mulheres indígenas de oito etnias da região Nordeste acabam de lançar um livro que relata suas vidas, suas dificuldades, sonhos e expectativas. Intitulado Pelas Mulheres Indígenas, a publicação também traz informações sobre como prevenir e lidar com casos de violência conjugal.

O livro foi desenvolvido nas oficinas de literatura ministradas pela ONG Thyndêuá, em Ilhéus (BA), dentro das ações de um projeto de formação continuada, com as mulheres indígenas, sobre seus direitos. Uma das metas desse trabalho é a formação de 16 agentes multiplicadoras de transformações sociais.

A expectativa, segundo os organizadores do projeto, é a de alcançar cerca de 8 mil mulheres indígenas e suas famílias, ao fim de um ano e meio de atividades. O projeto dispõe de um site na internet, formado pela rede multiétnica Comunidade Colaborativa de Aprendizado Pelas Mulheres Indígenas.

Para ler o texto completo, clique aqui.

FONTE:  Ministério da Cultura.

Farinha de Camarão produzida pelas marisqueiras da Associação de Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Parnam Abrolhos realiza ações para Limpeza de Praias

As atividades aconteceram em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, uma mobilização internacional promovida desde 1993 com o objetivo de incentivar comunidades a limpar e conservar o meio ambiente. 


As atividades aconteceram em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, uma mobilização internacional promovida desde 1993 com o objetivo de incentivar comunidades a limpar e conservar o meio ambiente.
Contando com a participação de funcionários do ICMBio, voluntários e turistas que se encontravam no arquipélago, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos promoveu uma atividade de limpeza das ilhas desta unidade de conservação federal. Durante todo o dia 19/09 o grupo visitou as ilhas Redonda, Siriba e Santa Bárbara, nesta última com participação e coordenação da guarnição da Marinha do Brasil responsável pela ilha. Nas praias e costões rochosos foram recolhidos 32 quilos de materiais como pedaços de isopor, plástico, tecido, borracha e outros materiais, incluindo diversas embalagens estrangeiras.

A ação que acontece anualmente mostrou uma significativa diminuição da quantidade do lixo coletada se comparada aos anos anteriores, mas o que chama a atenção é que a maior parte do lixo coletado não é produzido no local, mas chega pelo mar, trazido pelas correntes marítimas. Esse lixo pode representar uma ameaça à fauna local, principalmente aos mamíferos marinhos e tartarugas, que os confundem com algas, lembra Bernadete Barbosa, monitora ambiental do Parnam Abrolhos.

No mesmo dia, a equipe de fiscalização a bordo da Lancha Patrulha Seap 11 surpreendeu dois barcos de pesca pescando no interior da unidade. Os pescadores foram multados e as embarcações e petrechos de pesca foram apreendidos.

No dia 29 os funcionários do Parnam e membros da ONG Patrulha Ecológica realizaram uma limpeza na área do Centro de Visitantes e sede do Parque, que fica no continente, na cidade de Caravelas, cobrindo toda a extensão da Praia do Kitongo e Trilha do Marobá, bastante frequentadas por moradores locais e que apesar de contarem com lixeiras próprias para descarte de materiais, também sofrem com a quantidade de lixo que se acumula nas margens. O material coletado nesta área totalizou 78 Kg.



O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma importante área federal que protege a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Criado em 1983, foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil. Sob o administração do ICMBIO, o Parque protege 91.300 hectares de áreas marinhas, abrangendo o Recife de Timbebas, o Parcel dos Abrolhos e o Arquipélago dos Abrolhos, composto pelas Ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (sob jurisdição da Marinha do Brasil).






FONTE: Parnam Abrolhos.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Seleção de material para a revista Juventude e Meio Ambiente

Aberta a seleção de material para a segunda edição da revista “Juventude e Meio Ambiente”. Jovens de 15 a 29 anos, de todo o país, podem se inscrever na categoria de fotos, charges, reportagens, poemas, artigos livres e acadêmicos. O tema é “Nossos objetivos e agenda para um mundo sustentável - da Agenda 21 à Agenda Pós- 2015”. O prazo para envio do material é 10 de novembro via e-mail juventude.meioambiente@mma.gov.br ou pelo correio endereçado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Saiba mais aqui: http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=514

FONTE: MMA.

Temporada reprodutiva das tartarugas marinhas no litoral brasileiro