quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Parnam Abrolhos realiza ações para Limpeza de Praias

As atividades aconteceram em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, uma mobilização internacional promovida desde 1993 com o objetivo de incentivar comunidades a limpar e conservar o meio ambiente. 


As atividades aconteceram em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, uma mobilização internacional promovida desde 1993 com o objetivo de incentivar comunidades a limpar e conservar o meio ambiente.
Contando com a participação de funcionários do ICMBio, voluntários e turistas que se encontravam no arquipélago, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos promoveu uma atividade de limpeza das ilhas desta unidade de conservação federal. Durante todo o dia 19/09 o grupo visitou as ilhas Redonda, Siriba e Santa Bárbara, nesta última com participação e coordenação da guarnição da Marinha do Brasil responsável pela ilha. Nas praias e costões rochosos foram recolhidos 32 quilos de materiais como pedaços de isopor, plástico, tecido, borracha e outros materiais, incluindo diversas embalagens estrangeiras.

A ação que acontece anualmente mostrou uma significativa diminuição da quantidade do lixo coletada se comparada aos anos anteriores, mas o que chama a atenção é que a maior parte do lixo coletado não é produzido no local, mas chega pelo mar, trazido pelas correntes marítimas. Esse lixo pode representar uma ameaça à fauna local, principalmente aos mamíferos marinhos e tartarugas, que os confundem com algas, lembra Bernadete Barbosa, monitora ambiental do Parnam Abrolhos.

No mesmo dia, a equipe de fiscalização a bordo da Lancha Patrulha Seap 11 surpreendeu dois barcos de pesca pescando no interior da unidade. Os pescadores foram multados e as embarcações e petrechos de pesca foram apreendidos.

No dia 29 os funcionários do Parnam e membros da ONG Patrulha Ecológica realizaram uma limpeza na área do Centro de Visitantes e sede do Parque, que fica no continente, na cidade de Caravelas, cobrindo toda a extensão da Praia do Kitongo e Trilha do Marobá, bastante frequentadas por moradores locais e que apesar de contarem com lixeiras próprias para descarte de materiais, também sofrem com a quantidade de lixo que se acumula nas margens. O material coletado nesta área totalizou 78 Kg.



O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma importante área federal que protege a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Criado em 1983, foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil. Sob o administração do ICMBIO, o Parque protege 91.300 hectares de áreas marinhas, abrangendo o Recife de Timbebas, o Parcel dos Abrolhos e o Arquipélago dos Abrolhos, composto pelas Ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (sob jurisdição da Marinha do Brasil).






FONTE: Parnam Abrolhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário