Caravelas é porta de entrada para o arquipélago de Abrolhos, por isso, as obras de revitalização da pista do Aeroporto de Caravelas e de pavimentação da BR-418, que liga o litoral sul da Bahia à BR-101, são tão importantes para o turismo brasileiro. Para atender a grande demanda, o 11° Batalhão de Engenharia de Construção – Batalhão Mauá, responsável pela realização das obras, utiliza duas usinas de asfalto e duas vibroacabadoras da Ciber Equipamentos Rodoviários.
Os equipamentos que participam das obras são as usinas UACF 15 PME e UACF 17 P-1, ambas da marca Ciber que trazem vantagens como a alta portabillidade e a produção de asfalto de boa qualidade, além das vibroacabadoras AF 5000 e SA115. O Capitão Aminthas Floriano da Silva Neto, que é engenheiro, elogiou o desempenho dos equipamentos. “As usinas são muito boas. Têm uma produção bastante satisfatória para o desenvolvimento das duas obras”.
Atualmente, a pavimentação da BR-418 está no quilômetro 59 de 84,5 a serem asfaltados. Com isso, a previsão para conclusão da obra, que teve o investimento de R$ 6,3 milhões, é julho de 2013. O projeto faz parte das obras do PAC e é um convênio com o DNIT. Para o Capitão Aminthas, o projeto ainda tem mais um ponto de importância a se destacar: “a obra é importante também para o escoamento da produção de eucalipto da região, já que ele é feito pela BR-418 e BR-101”.
A revitalização da pista do Aeroporto de Caravelas está em sua terceira fase, no momento já foi passada a segunda camada de asfalto. O próximo passo é a capa de rolagem, uma capa de massa mais fina, com espessura de 4 cm. A obra, que deve ficar pronta no início de 2013, é realizada em convênio com a Aeronáutica e teve o investimento de R$ 17 milhões. Com isso, a expectativa é que o local passe a receber aviões de grande porte, fortalecendo o turismo da região.
FONTE: Texto do Portal O Empreiteiro, publicado também pelo CaravelasNews.
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