quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Governo lança consulta sobre estratégia nacional de conservação da biodiversidade

Foto Governo e setor privado debatem estratégias para biodiversidade
Encerra hoje o encontro "Diálogos sobre Biodiversidade: construindo a estratégia brasileira para 2020", na sede da CNI - Confederação Nacional da Indústria, em Brasília. O evento está sendo promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, a UICN - União Internacional para Conservação da Natureza, o WWF - Brasil e o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas com o  objetivo de elaborar o plano de ação que será responsável por implementar o CDB - Plano Estratégico da Convenção da Diversidade Biológica, para vigorar por esta década. O documento foi aprovado na COP10 - 10ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica, realizada em Nagoya, no Japão, em outubro de 2010.

Esse foi o primeiro dos cinco encontros que deverão ocorrer para obter a consulta de diferentes setores da sociedade. O evento reunirá representantes do MEB - Movimento Empresarial pela Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, do CEBDS - Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e da CNI. As próximas rodadas serão com a sociedade civil e com governos estaduais municipais e federal; com a academia e com povos indígenas e comunidades locais.

Todas as discussões e propostas resultarão em um documento final, que passará por consulta pública.

As 20 metas estão divididas em objetivos estratégicos, como:
- Estímulo ao desenvolvimento sustentável;
- Conservação da biodiversidade terrestre e marinha;
- Combate aos fatores de pressão aos ecossistemas;
- Aumento do conhecimento sobre o valor da biodiversidade;
- Mobilização de recursos financeiros.

Com relação ao setor empresarial, tópicos importantes se relacionam à incorporação dos custos da biodiversidade nas contas nacionais, à valoração da biodiversidade, à redução da poluição, ao pagamento por serviços ambientais e à implementação do Protocolo de Nagoya sobre acesso e Repartição dos Benefícios Oriundos do Uso da Biodiversidade (Protocolo de ABS).
FONTE: Com informações daqui e daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário