Estes transportes deslocavam os estudantes de diferentes pontos da zona rural para a Escola Estadual 25 de Julho do Assentamento Três Irmãos no município de Prado, seu anexo Jaci Rocha e a Escola Estadual Alcides Afonso de Souza, no município de Mucuri. Segundo a Juventude, existem diversos problemas também em outros municípios da região, como: Itabela, Alcobaça, Guaratinga, Itamaraju.
Para além desta questão pontual, a Juventude cobra melhorias nas estradas vicinais que ligam as comunidades a sede municipal, atendimento medico, reforma e construção de salas de aula. De acordo com Eliane Oliveira do setor de educação do MST, “enfrentamos sérios problemas ainda com as estruturas das nossas escolas no campo, pois a maioria das aulas do ensino médio funcionam em espaços do município que estão em péssima qualidade. Na maioria das comunidades usamos ainda estruturas das antigas sedes das fazendas”.
Os jovens foram recebidos pelo Coordenador Interino da Direc 09. Após contato com a Secretaria Estadual de Educação a Diretoria Regional foi desocupada, com o compromisso dos ônibus voltarem a circular na segunda-feira, regularizando as aulas. Esta ação compõe a Jornada de Lutas por Educação na Reforma Agrária que pretende ainda realizar ações diante das demandas emergenciais das escolas do campo em todo o estado.
FONTE: Texto do Coletivo Estadual de Comunicação MST/BA, disponível aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário