quinta-feira, 24 de abril de 2014

Câmeras ajudam a detectar incêndios em áreas florestais da Fibria

Identificar e controlar focos de incêndio nas áreas florestais antes que causem danos significativos é o principal desafio da equipe operacional da Fibria, principalmente considerando que a empresa tem cerca de 212 mil hectares de plantios no Espírito Santo, sul da Bahia e noroeste de Minas Gerais. A tarefa, entretanto, ganhou um importante reforço: um sistema de monitoramento por câmeras instaladas em pontos estratégicos dos plantios, que opera com tecnologia de alto padrão e eficiência. O novo sistema monitora as áreas da empresa 24 horas por dia, fornecendo informações em tempo real para a central de monitoramento de controle, o que assegura mais agilidade na detecção dos incêndios florestais.

As câmeras podem capturar imagens em um raio de 10 a 15 quilômetros de distância e, se não houver obstáculos, o alcance pode chegar a 40 quilômetros. O coordenador de Desenvolvimento Operacional da Fibria, Edmilson Bitti Loureiro fala sobre a escolha do novo sistema. “Vimos que a tecnologia poderia ser adaptada para a realidade da nossa empresa, ajudando a identificar focos de incêndio e auxiliando a segurança patrimonial”, explica.  

O Sistema de Apoio à Detecção de Incêndios (Sadi) é baseado na tecnologia de monitoramento e vigilância das indústrias, sendo bastante empregado na detecção de incêndios florestais na Europa e na África do Sul. O Sadi, desenvolvido por uma empresa parceira, foi totalmente personalizado para a Fibria para monitorar a área florestal em tempo real.

FONTE: Pauta 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário