quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Jornal O Samburá traz alegria para o Natal das crianças na Barra de Caravelas


Bolas, bonecas, jogos infantis, carrinhos e doces se misturaram à alegria e euforia de centenas de crianças no sábado, dia 21 na Comunidade da Barra de Caravelas. A distribuição de brinquedos aconteceu na sede da FLIC – Filarmônica Lira Imaculada Conceição. Mais de trezentos brinquedos distribuídos para as crianças foi doados pelo escritório de contabilidade AJS da cidade de Teixeira de Freitas. O empresário da AJS, que não quer divulgar seu nome, disse ao Samburá: “caramba... como é gostoso ver o sorriso dessas crianças! Estava observando a distancia o papai Noel distribuindo os brinquedos e em minha direção vinha uma menina sacolejando seu brinquedo feliz da vida, todos estavam felizes e esse foi meu presente de Natal!!! Muito obrigado as pessoas que ajudaram a organizar...ano que vem tem mais!” A organização agradece a Raimundo Nonato e Adilson que se caracterizaram de Papai Noel e abrilhantaram ainda mais a realização, que também teve o apoio da Filarmônica Lira Imaculada Conceição, do Mercado da Barra e da Padaria Pão da Barra. Parabéns a todos pela iniciativa!

FONTE: Jornal Comunitário O Samburá.

Futebol injetará R$ 50 milhões na economia de Porto Seguro

Os jogos da Alemanha e da Suíça serão em Salvador, mas as duas seleções europeias escolheram a região da Costa do Descobrimento (Extremo Sul da Bahia), que está a uma hora de avião da capital do estado, para fazer a preparação para o Mundial de Futebol da FIFA. Os suíços ficarão no Latorre Resort, em Porto Seguro, já os germânicos passarão 45 dias em Santa Cruz Cabrália.

De acordo com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, serão 1,5 mil hóspedes na região, o que injetará R$ 50 milhões na economia de Porto Seguro e arredores. Leonelli, que assistiu o Sorteio Final da Copa ao lado do presidente do Esporte Clube Bahia, Fernando Schmidt, elogiou a cerimônia, em especial o espetáculo de dança da coreógrafa Débora Colker, que teve o futebol como tema.

FONTE: ASCOM BAHIA.

Nova tecnologia permite acompanhar as ações da Bahia Pesca em Tempo Real

Uma nova tecnologia está ajudando os técnicos e gestores da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, a acompanhar em tempo real os projetos da empresa. É o Sistema de Monitoramento de Processos (Simp). A nova ferramenta reúne em um mesmo ambiente virtual informações sobre todas as ações da empresa.

“Um painel eletrônico exibe em tempo real, para os gestores, os andamentos dos processos, de forma integrada e unificada, incluindo protocolos, contratos, convênios e ações como o projeto Renovar ou serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. “Isto permite uma gestão mais eficiente e auxilia na tomada de decisões. A tecnologia estava no nosso planejamento para 2013 e estamos cumprindo com este compromisso”, complementa.

Atualização
De acordo com o presidente, o sistema - atualizado constantemente pelos diferentes setores e escritórios da empresa espalhados pelo estado – permitirá saber quais são as necessidades de pescadores, produtores, aquicultores e marisqueiras em tempo real.

“Assim, poderemos identificar os problemas e agir de imediato para solucioná-los. Em breve as cooperativas e associações de pescadores também poderão alimentar o Simp, com a intermediação de nossos técnicos, nos ajudando com os processos decisórios. Poderemos identificar, por exemplo, em que região do estado há uma carência de embarcações ou petrechos de pesca”, diz.

O sistema também permite avaliações compartimentalizadas das ações da empresa e das demandas locais, detalhando as atividades realizadas nos 27 territórios de identidade do estado. “Vamos acompanhar em tempo real a produção de cada região e identificar possíveis gargalos na cadeia produtiva”, afirma Cássio.

Reveillon de Caravelas

domingo, 22 de dezembro de 2013

Nova Feira Livre de Caravelas

Caravelas inaugurou no dia 20 mesmo debaixo de muita chuva, uma nova Feira Livre para comercialização de produtos da agricultura familiar e do artesanato produzido por grupos informais da região. 

A chef Maíra Pinto esteve à frente da Barraca Caravelas Na Mesa, que ofereceu pratos preparados com produtos regionais como o camarão, siri e tapioca e também marcaram presença os agricultores de Juerana e de comunidades da Resex do Cassurubá. O artesanato estava mais uma vez sendo comercializado com o apoio do Projeto Maré Alta, da Filarmônica Lira Imaculada Conceição e da Associação de Moradores, Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas.

Esta foi mais uma realização da Prefeitura Municipal de Caravelas, com apoio da Cachaçaria Matriarca, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caravelas, Conselho Comunitário de Desenvolvimento Sustentável e Associações de Agricultores. Vejam algumas imagens:








sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Prefeitura de Caravelas inicia obra de reforma e ampliação do PSF do Bairro das Palmeiras


Com recursos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Caravelas continua investindo na ampliação e qualificação do atendimento em saúde através da estruturação dos Postos de Saúde e contratação de equipes de médicos, como foi o caso recente da chegada de uma médica cubana para o PSF 3, da Barra de Caravelas.

Ao todo serão oito Postos de Saúde reformados e ampliados nos distritos e na cidade. Após devolver à comunidade o PSF 02 (Unidade Básica Francisco Henrique dos Santos) na Avenida das Palmeiras, e o PSF 03 (Unidade Básica Nelson Muniz da Silva) no distrito da Barra de Caravelas, as equipes da Prefeitura já estão trabalhando na reforma e ampliação do Posto de Saúde do Bairro das Palmeiras - Olaria. 

FONTE: Ascom Prefeitura de Caravelas.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Feirinha em Caravelas

Cientistas descobrem bactérias que digerem plástico no mar

Descoberta pode explicar por que a quantidade de detritos nos oceanos foi estabilizada nos últimos anos mesmo com o aumento da poluição

Já se conheciam bactérias que digeriam plástico em aterros e lixões. Agora, os cientistas observaram pela primeira vez bactérias marinhas realizando o mesmo trabalho no oceano. Com um microscópio eletrônico, o biólogo Tracy Mincer, do Instituto Oceanográfico Woods Hole, em Massachusetts, descobriu bactérias vivendo em buracos feitos no plástico.
O estudo, apresentado na 5ª Conferência Internacional sobre Lixo Marinho, no Havaí, Estados Unidos, analisou bactérias encontradas em sacos plásticos e pedaços de linhas de pesca no Mar dos Sargaços, na região do Atlântico Norte, onde correntes marinhas favorecem o acúmulo de detritos. Na região, estimam-se mais de 1.100 toneladas de plástico flutuando no mar.
Mistério - As bactérias podem ser a chave para um recente mistério: mesmo com o aumento da poluição, a quantidade de detritos plásticos nos oceanos vem se mantendo estável. “Mas ainda é cedo para dizer que isso é uma coisa boa. Precisamos estudar mais”, afirmou Mincer à revistaNature.
O problema são as toxinas presentes nos plásticos. Ainda não se sabe se as bactérias que digerem o plástico estão limpando os oceanos ou apenas colocando as toxinas dentro da cadeia alimentar marinha. O próximo passo da pesquisa é descobrir os subprodutos da digestão das bactérias e estudar mais amostras de plástico dos oceanos.
O estudo também chama atenção para o fato de que as bactérias que estão comendo o plástico são vibriões, mesmo grupo que causa a cólera. Ainda não se sabe se estas bactérias podem causar doenças.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Convite para Reunião da Câmara Técnica Costa das Baleias


A Câmara de Turismo Costa das Baleias está convidando para a ultima reunião do ano, que acontecerá na sexta feira (20) às 16h na Secretaria de Indústria, Comercio e Turismo de Teixeira de Freitas. ( Prédio do Antigo Banco do Brasil , 2º andar, Centro. Na pauta estão os informes do Fórum de Turismo da Bahia, a Escola de Turismo – Curso para Gestores de Turismo – SETUR e UFBA, a Campanha de Natal Luzes de Teixeira e informes gerais de cada município. 

A Câmara Técnica Costa das Baleias é uma das instâncias de governança do Governo do Estado da Bahia e é formada por organizações com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo no âmbito municipal.

Parque Nacional Marinho de Abrolhos realiza segunda Campanha de Monitoramento de Corais de 2013



Este foi um dos primeiros anos em que o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos realizou duas campanhas anuais, mas monitoramento acontece desde 2002. 


Mergulhador coletando dados em Abrolhos
Entre os dias 11 a 15/12 foi realizada a segunda etapa da Campanha de 2013 do Programa de Monitoramento Recifal do ICMBio no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Este monitoramento acontece no Parque desde 2002 e usa a metodologia internacional para monitoramento da saúde de ambientes recifais chamada Reef Check, que foi adaptado para o Brasil por pesquisadores e voluntários do IRCOS (Instituto Recife Costeiros) e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Equipe de participantes e tripulação a bordo do Catamarã Zeus

A expedição foi realizada na embarcação Zeus e a equipe foi formada pelo chefe da UC, Ricardo Jerozolimski, Fábio Negrão, da Secretaria de Meio Ambiente de Caravelas e Coordenador de Campo da expedição; Bernadete Barbosa, monitora ambiental e instrutora Reef Check, além de Erik Comin, do Projeto Mantas do Brasil, o apoio do dive-master Augusto Serafim e dos voluntários Letícia Magalhães Fernandes (UESC), Marlon de Moraes (Projeto Lage Viva) e de Flávio Bocarde (ICMBio).

O grupo também contou com apoio do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste - CEPENE, da Coordenação de Monitoramento da Conservação da Biodiversidade do ICMBIO, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, do Instituto Recifes Costeiros – IRCOS e do Projeto Coral Vivo.

Reef Check Brasil - É o programa internacional de monitoramento dos recifes de coral, e no Brasil tem como principal objetivo acompanhar o estado de conservação dos recifes em diferentes regiões ao longo dos anos e ajudar na gestão das áreas marinhas protegidas. 

FONTE: PNM dos Abrolhos