quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Guia de identificação de baleias, botos e golfinhos do Brasil

O guia tem como objetivo ajudar o leitor a identificar as várias espécies ou simplesmente desfrutar da observação destes animais em seu ambiente natural munido de mais esta ferramenta.
 Capa Baleias, Botos e Golfinhos do Brasil_01

O interesse pela natureza e vida selvagem marinha, em particular pelos cetáceos (baleias, botos e golfinhos) tem incrementado significativamente em anos recentes, tanto para os pesquisadores quanto para o público em geral. Em todos os lugares onde podemos conviver com os cetáceos, o encantamento com sua inteligência, cuidados com a prole, laços sociais e estilos de vida são inevitáveis. Por isso fazem parte da “megafauna carismática” capturando a atenção e interesse do público e são tidos como espécies bandeiras para a conservação de nossos recursos naturais. Ao longo da última década, a observação de cetáceos em ambientes naturais, tem se tornado uma atividade entusiasmante e de crescente popularidade em todo o mundo e o Brasil não tem sido exceção, compondo um nicho em crescimento dentro do segmento “ecoturismo”, “aventura” ou  “natureza”.
Eubalaena australis
Ilustração de Pieter A. Folkens: Eubalaena australis

Embora guias de campo sobre cetáceos sejam amplamente publicados em vários países, existia no Brasil uma carência neste sentido. O último guia de identificação de cetáceos no Brasil foi publicado em 1993. Passados 20 anos desde a publicação desse livro, houve um incremento científico importante do conhecimento sobre os cetáceos em águas brasileiras, agregando um considerável aporte de novas informações sobre esse grupo de animais.. Em 1993, 32 espécies de cetáceos tinham ocorrência confirmada para o Brasil.  Atualmente, esse número subiu para pelo menos 45 (44 espécies comprovadas e o gênero Delphinus, pois há a possibilidade da existência de mais de uma espécie), sendo perfeitamente possível a ocorrência de algumas outras ainda não registradas.
O livro “Baleias, botos e golfinhos do Brasil: guia de identificação” de autoria de Liliane Lodi e Monica Borobia com ilustrações de Pieter A. Folkens (Editora Technical Books, Rio de Janeiro) trata-se de uma obra no formato de guia de campo com ilustrações e fotografias coloridas para identificação das espécies de baleias, botos e golfinhos registradas no Brasil, com um formato prático para facilitar sua utilização na natureza. Centenas de pesquisadores, ambientalistas, mergulhadores e fotógrafos profissionais, instituições governamentais e não governamentais gentilmente cederam às fotografias de seus acervos e bancos de imagens para que fossem incluídas neste guia.
Stenella longirostris
Ilustração de Pieter A. Folkens: golfinho-rotador

O texto foi elaborado numa linguagem acessível, informal, concisa e com rigor científico. Os assuntos são separados por capítulos, para facilitar a leitura ou a consulta. Dessa maneira, este livro serve não só como instrumento de identificação das espécies em casos de avistagens e de encalhes, mas visa propiciar uma leitura agradável em uma consulta geral sobre os cetáceos, atingindo um público mais amplo.
Com esse guia pretende-se oferecer informações aos viajantes e entusiastas da vida selvagem que não necessariamente tenham uma formação profissional em biologia ou áreas afins.  .
Ao realizar este trabalho, a principal preocupação das autoras foi tornar as informações sobre os cetáceos que ocorrem nas águas brasileiras acessíveis a todas as pessoas interessadas.  O guia tem como objetivo ajudar o leitor a identificar as várias espécies e, desta forma, independentemente de sua formação ou área de atuação profissional, poder também colaborar nos levantamentos desenvolvidos pelos pesquisadores ou simplesmente desfrutar da observação destes animais em seu ambiente natural munido de mais esta ferramenta.

FONTE: Texto de Liliane Lodi & Monica Borobia, disponível aqui. 
http://www.mundosustentavel.com.br/2013/08/baleias-botos-e-golfinhos-do-brasil-guia-de-identificacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário