sexta-feira, 12 de abril de 2013

Resultados do 1° Seminário de Políticas Públicas das Resex da Bahia em Nova Viçosa

Público presente no  1° Seminário de Políticas Públicas das Resex da Bahia

O encontro aconteceu em Nova Viçosa e reuniu mais de 200 participantes, que durante os dias 9 a 11/04 trocaram experiências, aprenderam e planejaram ações para melhorar o acesso das populações aos programas governamentais voltadas para pescadores, agricultores e extrativistas beneficiários das 4 reservas extrativistas da Bahia: Resex do Cassurubá, Resex do Corumbau, Resex de Canavieiras e Resex Baía do Iguape.

Apresentação do Plano de Ação da Resex do Iguape

Nestas áreas vivem mais de 6 mil famílias de que têm direito a ter acesso às chamadas políticas públicas, que podem garantir o fortalecimento da produção das populações extrativistas e a sustentabilidade ambiental, agregando valor aos produtos e melhorando a qualidade de vida para essas populações.

Apresentação do Plano de Ação da Resex de Canavieiras

Estiveram presentes a Coordenadora de Políticas e Comunidades Tradicionais do ICMBio, Mara Nottingham, o Sr. José Augusto Tosato, Chefe de Gabinete do Governo do Estado da Bahia, além de lideranças comunitárias, representantes de organizações não governamentais, vereadores e deputados da região, como o Deputados Estadual Yulo Oiticica e o Deputado Federal Afonso Florence da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Populações Extrativistas e dos Povos e Comunidades Tradicionais, e representantes de órgãos governamentais como INCRA,  EBDA, CONAB, SEDUR, PNHR, CERB, SEPROMI, SETUR, INEMA, SEMA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de caravelas, entre outros.

Apresentação do Plano de Ação da Resex do Cassurubá

Durante os debates e questionamentos, os itens que predominaram nos Planos de  Ação de cada Resex foram Saneamento Básico, água  potável, moradia digna, energia elétrica e agricultura familiar. Destacamos também a boa condução das atividades pelo seu mediador, Eduardo Camargo, da ong Conservação Internacional e pelo servidor do ICMBIO e chefe da Resex do Cassurubá, Joaquim Neto, que tornaram o ambiente muito receptivo e local de muito aprendizado para todos os presentes.

Apresentação do Plano de Ação da Resex do Corumbau

Uns dos resultados foram os Planos de Ação das Resex, feitos coletivamente e a criação de uma Comissão de Fortalecimento das Resex da Bahia,  composta por lideranças comunitárias, técnicos do EBDA, servidores do ICMBIO e representante da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem). A servidora da Prefeitura e também atriz e cantora de Caravelas, Jussara, encerrou o evento com uma apresentação artística onde cantou a música Amigos para Sempre, emocionando a todos!

Carlinhos, da Confrem, Deputado Estadual Yulo OIticica, Deputado Federal Afonso Florence, Joaquim Neto, chefe da Resex do Cassurubá e Mara  Nottinham, do ICMBio


FONTE: Divisão de Turismo da Sectur Caravelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário