quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ICMBio assina parceria com o fotógrafo Araquém Alcântara para divulgação das unidades de conservação federais


ara2O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, assinou nesta sexta (8), em Brasília, termo de reciprocidade com a Editora TerraBrasil, do fotógrafo Araquém Alcântara, para produzir uma série de publicações sobre o patrimônio natural brasileiro, em especial as unidades de conservação federais.

A parceria prevê dois grandes projetos editoriais: o livro trilíngue Brasil: Patrimônios Naturais e a coleção de oito livros paradidáticos denominada Coleção Chico Mendes: Ecossistemas do Brasil. O material será distribuído a entidades educacionais e culturais, bibliotecas e salas de leitura, além de organizações governamentais e não governamentais com atuação na área de meio ambiente.
“Além de servir para sensibilizar as pessoas sobre a importância da proteção do nosso patrimônio natural, esse projeto vai contribuir fundamentalmente para a divulgação de nossas unidades de conservação, que precisam ser conhecidas e, assim, defendidas pela população”, disse o presidente Vizentin.

Considerado o mais importante fotógrafo de natureza do país, com vários projetos no Brasil e exterior, Araquém Alcântara disse que se sente honrado em participar do projeto. “Nenhum outro país tem biodiversidade igual à nossa”, afirmou, ao prometer uma “obra monumetal” para ser divulgada, também, para o público estrangeiro que passará pelo Brasil durante a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

O primeiro projeto está previsto para ser lançado em maio de 2014 e o segundo em novembro de 2015. Para a execução das duas obras, a TerraBrasil conta com o apoio consultivo e operacional da CSD Geoklock Geologia e Engenharia Ambiental. Os recursos virão da Lei Rouanet.
Araquém Alcântara é um dos precursores da fotografia de natureza do País. Tem 40 anos de experiência e 44 livros publicados sobre o tema. Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais pelo trabalho de documentação da fauna e flora brasileira.

FONTE: Comunicação ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário