domingo, 4 de março de 2012

Ministro da Pesca assume e diz que falta de engenheiros de pesca atrasa o setor

O novo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB-RJ), tomou posse na sexta, dia 02/03, admitindo não ter experiência para ocupar o novo cargo na administração pública federal, mas, bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, fez uma prece para que Deus o "qualifique" para o posto. Em seu discurso, pediu também a Deus que não ocorram mais irregularidades em ministérios. Antes de ser empossado, Crivella chegou a afirmar que sequer sabia "colocar uma minhoca no anzol", mas assumiu o compromisso de aumentar a produção do setor no país e organizar a pesca empresarial. Crivella ressaltou que sua gestão buscará cumprir o conjunto de metas estabelecidas pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência para o setor de, até 2022, aumentar a produção anual da aquicultura sustentável em cinco vezes, dobrar o consumo nacional per capita de pescado e gerar mais 1 milhão de empregos na atividade pesqueira.

"Não quero que a presidente fique triste de ter um ministro da Pesca e da Aquicultura que não é bom de colocar minhoca no anzol. Mas colocar minhoca no anzol a gente aprende rápido. Pensar nos outros é que é um pouco mais difícil. Queria, presidente, dizer que aprendi uma coisa: que muitas vezes Deus não chama os mais qualificados, não escolhe os mais qualificados, mas sempre Deus qualifica os escolhidos", disse Crivella em seu discurso de posse.

“Para atingir esses objetivos, vamos precisar de muita pesquisa, vamos precisar da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] Pesca e para isso vamos precisar de engenheiros. Temos apenas 1,4 mil engenheiros de pesca no Brasil, talvez aí resida uma das nossas maiores vulnerabilidades e uma questão importante que temos que enfrentar”, destacou. O novo ministro disse que, ao receber o convite para assumir o cargo, ouviu da presidenta Dilma Rousseff o pedido para que trabalhe pelos pescadores artesanais, setor que ainda concentra grande quantidade de pessoas na informalidade.
Crivella é o terceiro ministro que assume a pasta da Pesca em um ano e dois meses de governo da presidenta Dilma Rousseff. Eleito para o segundo mandato de senador pelo estado do Rio de Janeiro, é formado em engenharia civil. Já foi candidato ao governo fluminense e à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Sobrinho de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Crivella  integra a bancada evangélica do Congresso Nacional e é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus. Por dez anos, trabalhou na difusão do trabalho da igreja no Continente Africano. A ida de Crivella para a pasta da Pesca ocorre para incorporar ao governo o PRB, partido que integra a base aliada e que, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esteve representado pelo ex-vice-presidente José Alencar.

FONTE: Com informações daqui e daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário