segunda-feira, 19 de março de 2012

Caravelas tem uma das piores Administrações do país, mostrou pesquisa da FIRJAN

Caravelas foi apontada como uma das piores Adminstrações do país pela pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A pesquisa utilizou dados oficiais, declarados pelos próprios municípios e disponibilizados pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde, Tesouro Nacional entre os anos de 2006 a 2010 para analisar segundo o  Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que é composto por cinco indicadores: 1.º – receita própria, que é a capacidade de arrecadação; 2.º – gastos com pessoal, indicativo do grau de rigidez do Orçamento; 3.º investimentos, é a capacidade do município em investir; 4.º custo da dívida, a longo prazo e 5.º – liquidez, alocação de restos a pagar sem cobertura.

A partir desta metodologia, todos os 5.266 municípios do País foram avaliados e segundo os dados apurados, só 2% das cidades obtiveram a nota geral máxima, ou seja, apenas 95 prefeituras brasileiras tiveram a gestão das contas consideradas de “excelência”, com conceito A. No caso de Caravelas, sua nota final foi de 4.907, o que a coloca quase no fim da lista, ao contrário de outros municípios da região, como Alcobaça, Medeiros Neto e Lajedão que estão entre as 10 cidades mais bem administradas da Bahia (veja abaixo).


O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Para pesquisar mais sobre os dados de Caravelas ou outros municípios, visite aqui.

FONTE: Com informações daqui, daqui e daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário