sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Diálogos do Desenvolvimento Sustentável do Sul da Bahia na TVE

Numa iniciativa pioneira de democratização da produção audiovisual, o Instituto deRadiodifusão da Bahia - IRDEB, através do seu diretor, o cineasta Pola Ribeiro, criou o Projeto 26 DOC´s da TVE BAHIA, através do Edital 013/2009, que selecionou projetos de documentários para os 26 Territórios de Identidade da Bahia, excluindo-se, o território da Costa do Descobrimento, criado recentemente.
A produtora Camera Hum de Itabuna foi contemplada para a realização dos territórios do Grupo 5: Territórios Extremo Sul da Bahia, Sul da Bahia e Região de Itapetinga.

O projeto do extremo sul, “Impressões Nativas do Descobrimento“, é de autoria de Paulo Paiva em parceria com o produtor cultural Jaco Galdino do Movimento Artemanha de Caravelas, e inagurou a Série 26 DOC na TVE Bahia na última segunda-feira, dia 2 de janeiro. Na terça-feira foi a vez de “Diálogos do Desenvolvimento Sustentável“, com roteiro de Paulo Paiva e Aracy Silva, e direção de Wesley Andrade. O documentário propõe o diálogo sobre o modelo de desenvolvimento no sul da Bahia à partir do experiência de especialistas das mais diversas áreas.

Através de diferentes pontos de vista dos atores sociais, o documentário reflete os valores e desafios do desenvolvimento sustentável do Sul da Bahia. Propõe um diálogo aberto envolvendo os doutores da academia e do povo, cientistas e pesquisadores, empreendedores, investidores do turismo, produtores rurais e lideranças de movimentos sociais.


Com esse roteiro, conseguimos levar a reflexão sobre os desafios do desenvolvimento sustentável do Litoral Sul para a TV Pública, sem deixarmos de abordar a polêmica propostado Porto Sul. Infelizmente, a TVE Bahia só é transmitida para 50% do estado, mas temos ainternet para corrigir esse atraso.

Acesse a TVE Bahia On Line, e assista a Série 26 Docs, oportunidade para conhecer mais a Bahia, que é tão imensa, e tão diversa, que até mesmo os baianos precisam reconhecê-la, para se reconhecerem.

FONTE: Texto de Paulo Paiva, disponível no Site CaravelasNews, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário