Nesta semana está sendo realizado no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, em Caravelas, Bahia, o Programa Professores no Parque, que este ano reúne 52 professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino Público dos Municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.
Através de uma rede de parcerias entre entidades locais como a organização não governamental Ecomar, a operadora de turismo Horizonte Aberto e a Secretaria Municipal de Turismo e Esportes de Caravelas, além das Secretarias Municipais de Educação dos municípios envolvidos, desde 2004 já foram capacitados 250 educadores.
Nestes dias serão abordados diversos temas, como a biodiversidade em Abrolhos, o Programa Conduta Consciente em Ambientes Recifais, o monitoramento da pesca, os desafios e importância dos manguezais, animais e aves marinhas, Agenda 21, a mobilização de jovens para a RIO + 20, além de ocorrerem visitas técnicas para o viveiro de mudas Tadeu Mussi de Andrade, do CEPENE/IBAMA, vivência pedagógica na Trilha do Marobá, culminando com visitas na RESEX do Cassurubá e no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
Além das atividades previstas para os professores selecionados haverá ainda na quinta feira, dia 04, às 15:30, no Colégio Polivalente, uma Mesa Temática com o tema Educação Ambiental e Políticas Publicas: Contribuições para a Gestão SocioAmbiental no Território, com a presença das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente Estaduais, além de convidados locais.
Segundo Ricardo Jerozolimski, chefe do PNM dos Abrolhos, esta é uma oportunidade de difundir entre os educadores, conceitos importantes que serão utilizados posteriormente nas atividades em sala de aula, possibilitando que as crianças e jovens da região sintam-se mais próximos do Parque e possam valorizá-lo.
Chefe do PNM dos Abrolhos durante palestra sobre conceitos, diretrizes e perspectivas na gestão das UCS Costeiras Marinhas. |
Participantes do evento. |
Fábio Negrão, secretário municipal de turismo durante palestra sobre Vida Marinha |
Momento do almoço sob a réplica da Baleia Jubarte no Centro de Visitantes do PNM dos Abrolhos |
FONTE: Com informações do PNM dos Abrolhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário