No dia 6 de abril, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a primeira Unidade de Conservação dessa categoria no Brasil, completou 28 anos de criação. Seu nascimento, em 1983, representou um marco para a conservação marinha no país. Desde então, os 88 mil 250 hectares da unidade ajudam a proteger a região com a maior biodiversidade marinha no Atlântico Sul.
Durante todo o mês de abril o Parque comemorou seu aniversário com várias atividades, que se integraram às do aniversário de Caravelas e aos eventos realizados pela Marinha do Brasil pelo aniversário de 150 anos do Farol de Abrolhos. No início do mês, mostras de vídeo foram realizadas em Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Trancoso, Prado, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa.
Foram exibidos, entre outros, o video institucional do Parque, sobre as áreas marinhas protegidas da região e campanhas do Ministério do Meio Ambiente, além de produções do Cineclube Caravelas como Não Mangue de Mim e Mokussuy. No dia 22 o Parque realizou uma Limpeza de Praias nas ilhas do arquipélago em conjunto com a Marinha do Brasil e as operadoras de turismo locais. Oportunidade na qual os turistas puderam se integrar e colaborar com a limpeza do Parque.
No início da semana aconteceu uma oficina de grafite para pintura do Centro de Visitantes em parceria com o Movimento Cultural Arte Manha. Aconteceu também uma oficina de planejamento da gestão da unidade em conjunto com as instituições parceiras.
Na noite de sexta feira teve forró no restaurante O Pesqueiro, empreendimento comunitário da Associação dos Pescadores de Caravelas - Apesca. Forró Pé-de-serra interpretado pelo grupo Forroxatiba, vindos de Cumuruxatiba.A festa foi um sucesso, principalmente pelas manifestacões artísticas e pelas homenagens feitas aos povos do mar, onde, entre outros momentos, foi apresentado um filme sobre a vida e o trabalho de cada uma dessas pessoas envolvidas com a proteção dos Abrolhos e suas histórias de pescador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário