segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aberta a temporada do camarão!

A primeira fase do defeso do camarão do ano de 2011, que foi do dia 1º de abril até 15 de maio acabou e mesmo com o Vento Sul castigando, os pescadores têm saído para o mar e voltados carregados de camarão.


O Defeso do Camarão é a época determinada por Lei onde ficam proibidas as atividades de captura, conservação, beneficiamento, comercialização ou industrialização do camarão rosa, camarão sete barbas e camarão branco, na área compreendida entre os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Diversos estudos vem comprovando que a utilização do defeso do camarão tem contribuído para recuperar os estoques e obter ganhos econômicos com o incremento em peso na época da captura.


Passada uma semana do fim do defeso, o comentário geral dos pescadores é que este ano estão tendo problemas porque o camarão veio pequeno e porque os frigoríficos já ficaram cheios de camarão, baixando muito o preço e fazendo diminuir as saídas para o mar. O ideal, segundo alguns, seria esperar mais algumas semanas, para deixar o bicho crescer mais um pouco.
Outro comentário importante é que, diferente de anos anteriores, neste ano o defeso foi bastante respeitado por todos, que analisam a importância de uma parada para a proteção dos camarões jovens, em fase de recrutamento e desova.


A fase de recrutamento é quando verifica-se na natureza grande quantidade de indivíduos jovens. Por seu ciclo biológico particular, que envolve um processo migratório complexo, crescimento rápido e vida curta, torna-se mais importante proteger o camarào nesta fase juvenil, que ainda não chegaram na idade reprodutiva, mais do que na postura dos ovos, como é indicado para a lagosta e outros crutáceos.

Vale a pena apreciar o trabalho destes homens nestas belas imagens, capturadas durante a semana passada:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário