quinta-feira, 17 de março de 2011

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos tem novo chefe


O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio tem novo chefe em Caravelas. Ricardo Jerozolimski é formado em Engenharia Florestal e especialista em áreas de manejo de bacias hidrográficas, acompanhou o processo de criação do ICMBio quando houve a reestruturação do IBAMA.

O novo chefe do Parque de Abrolhos disse que quer implantar uma gestão integrada, este tipo de gestão permite agregar as varias unidades de conservação próximas, fazer um trabalho conjunto e gerar uma imagem padronizada do ICMBio, um exemplo é a articulação entre as atividades que serão desenvolvidas pelo ICMBio na região, como atividades de Educação Ambiental e de Fiscalização. Ricardo também afirma que logo que seu nome foi citado para assumir a chefia do parque ficou sentiu-se muito honrado com o convite,  pois se trata de um parque de relevância nacional, de visibilidade muito grande, uma unidade com cerca de 25 funcionários e muitos projetos e parcerias em andamento. Para aceitar a missão, foi importante  também  o apoio que recebeu dos antigos gestores.

Como planejamento para novos rumos do Parque, Ricardo vem avaliando as atividades e ações já realizadas e com certeza aproveitará os acertos e aprenderá com os erros, de modo a adotar os melhores caminhos a seguir, considerando o planejamento estratégico do Instituto.
Quando o assunto foi a RESEX Cassurubá disse que a Reserva tem uma grande relação com o parque de Abrolhos, pois estudos comprovam a relação da biodiversidade destes dois biomas e que tendo esta área bem manejada com certeza também contribuirá para a conservação de Abrolhos. Para Ricardo a RESEX tem um trabalho essencial na valorização dos conhecimentos tradicionais da comunidade e a importância de serem desenvolvidas atividades na região com foco na sustentabilidade.
Para Ricardo uma palavra chave é sustentabilidade, pois está apoiada em quatro pilares principais: Sustentabilidade Econômica, social, ambiental e também cultural. Trabalhando estes quatro pilares, estamos contribuindo com a qualidade de vida de todos e para as futuras gerações.
Em relação ao turismo, Ricardo disse que é necessária a implementação e valorização do turismo com base na conservação, mesmo porque o principal atrativo do parque são as belezas naturais.
Sobre a cidade de Caravelas Ricardo disse que o calor que faz aqui é tranqüilo, pois foi gestor de uma UC no estado do Pará, onde era muito mais quente e acha até engraçado as pessoas reclamarem do calor, elogiou ainda a receptividade da cidade e o fato das pessoas mesmo sem se conhecer chegam e conversam e isso é muito bom, pois de onde vêm essas relações eram mais complicadas, porque lá possui um histórico de garimpo e violência, com muitos conflitos sociais.
Para finalizar não pôde deixar de agradecer aos funcionários do parque e ao antigo chefe, Joaquim Neto, pela receptividade. Além disso, elogiou a iniciativa do site Caravela News e outros veículos de comunicação na divulgação das ações do ICMBio na região, pois contribui para a gestão participativa do Parque.
FONTE: do site CaravelasNews, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário