Foto: Lierte Abreu Siquara, presidente da Associação de Pescadores de Caravelas (Apesca) |
O resultado financeiro do restaurante, que será administrado pela Associação de Pescadores, será revertido à própria comunidade pesqueira. Além disso, os pescadores e marisqueiras locais terão acesso às refeições por um preço menor.
Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a comunidade pesqueira também participou de um workshop realizado pelo Projeto Caravelas Empreendedora, no qual tiveram a oportunidade de reunir-se com instituições envolvidas na atividade e no desenvolvimento da região. A finalidade foi discutir sobre o Planejamento Estratégico da Cadeia Produtiva da Pesca de Caravelas.
Durante o evento, foi consolidado o Conselho de Desenvolvimento Pesqueiro de Caravelas (CDPC), que se reunirá mensalmente com o objetivo de planejar e acompanhar as ações em benefício do desenvolvimento do território e da atividade.
Os participantes do evento desenvolveram também a missão e a visão do conselho, estabelecidos como um mecanismo de planejamento e articulação para convergência de estratégias e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da pesca, visando tornar-se referência de organização no setor pesqueiro.
“O workshop foi um importante momento de reflexão e planejamento de ações integradas voltadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca, que passa necessariamente pelas alianças e comprometimento da rede de atores envolvidos”, explicou a consultora de Sustentabilidade da Fibria, Licia Cantarella.
O conselho é formado por 20 membros representantes das seguintes instituições públicas e privadas: Associação de Pescadores de Caravelas, Colônia de Pescadores Z-25, Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Baleia Jubarte, Ecomar, Patrulha Ecológica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Sebrae, Fibria, Norsul, Enterpa, Maçonaria de Caravelas e Prefeitura do Município.
Caravelas Empreendedora
O projeto Caravelas Empreendedora é uma iniciativa conduzida pela Associação de Pescadores de Caravelas (Apesca) e pela Colônia de Pescadores Z25, em parceria com a Fibria. O objetivo é apoiar a atividade pesqueira em Caravelas (BA), além de disseminar o empreendedorismo na comunidade por meio da estruturação de uma cadeia produtiva de pescado.
FONTE: ASCOM Fibria
Nenhum comentário:
Postar um comentário