Foi realizada no dia 17/2 na Câmara de Vereadores de Caravelas, uma discussão para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias. O evento teve início às 8h30 com o credenciamento e, às 8h45, aconteceu a abertura com a apresentação dos componentes da mesa diretora representada por membros da empresa Futura, Governo do Estado da Bahia e Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (Apes). O evento contou também com a participação maciça da sociedade caravelense, Ongs e veículos de comunicação da região.
O prefeito de Caravelas Luiz Antonio Alvim Delgado (PP), Loló, fez a abertura saudando os componentes da mesa e todos os presentes, em seguida o representante da Futura fez a apresentação do projeto.
A partir daí, tiveram início as oficinas, com discussão do tema proposta pelos participantes. Ao mesmo tempo, foram apresentadas as sugestões de propostas, a definição de prioridades e, por fim, a discussão final.
Durante as discussões foram explicitados os objetivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para o território da Costa das Baleias. O projeto vai abarcar uma série de ações com consequências positivas no presente e no futuro para essa região. As ações se estenderiam a longo prazo, através da Visão Costa das Baleias 2023, envolvendo o crescimento econômico; crescimento dos pequenos empreedimentos; emprego e distribuição de rendas; qualidade de vida; equilíbrio social de gêneros, ético e racial; equilíbrio socioterritorial, bem como o fortalecimento das identidades culturais.
Foi discutido também o turismo como principal setor econômico do município de Caravelas, ressaltando que, como ele é sazonal, durante a baixa temporada outras atividades como pecuária, a agricultura, o artesanato e a pesca acabam sustentando a economia local.
Por se tratar de um projeto coletivo, ele precisa contar com a participação de todos os segmentos em sua elaboração, construção e execução. Disso dependerá seu sucesso do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias.
FONTE: Texto de Osmar Guarneles
Nenhum comentário:
Postar um comentário