quarta-feira, 9 de março de 2016

Ministério Público da Bahia e Polícia Federal deflagram operação em Medeiros Neto para apurar fraude na aplicação de verbas do Fundeb

Pelo menos 30 policiais em nove viaturas realizaram buscas na sede da prefeitura e em casas de pessoas ligadas a administração, ao todo foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas. A operação resultou em duas prisões preventivas e na decretação de indisponibilidade de bens contra todos os envolvidos no esquema que desviava verbas do Fundeb.

O Ministério Público Federal (MPF) em Teixeira de Freitas/BA e a Polícia Federal (PF) deflagraram na manhã do dia 8 de março a operação Hera, contra uma organização criminosa que agia dentro da Prefeitura de Medeiros Neto. Segundo as investigações, agentes públicos do município são suspeitos dos crimes de falsidade ideológica, peculato, emprego irregular de rendas ou verbas públicas e corrupção passiva.

De acordo com o MPF, os seis investigados teriam desviado recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em proveito próprio. O esquema criminoso era executado com a inserção de dados falsos, como acréscimos salariais e gratificações ilegais, nos contracheques de servidores públicos municipais, escolhidos aleatoriamente. Após a compensação dos valores, estes servidores eram obrigados a devolver os acréscimos ilegalmente recebidos à Secretaria Municipal de Educação.

FONTE: Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário