segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os recifes de Abrolhos estão ameaçados pela lama da barragem rompida em Mariana?

Segundo o biólogo André Ruschi, diretor da escola Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi, em Aracruz (ES), a onda de lama que desce pelo rio Doce atingirá, no total, uma área de cerca de 10 mil quilômetros quadrados no litoral capixaba - área equivalente a mais de seis vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Haverá impacto, afirmou o especialista, em três unidades de conservação marinhas: Comboios, Área de Proteção Ambiental Costa das Algas e Refúgio da Vida Silvestre de Santa Cruz, que somam aproximadamente 200 mil hectares no mar.

Já para João Carlos Thomé, coordenador nacional do Tamar/ICMBio, ainda não há como saber a magnitude do impacto (...). "Se o padrão de impacto nas cabeceiras se mantiver, será um arraso na fauna e na flora — prevê . — Essa é uma das regiões com maior biodiversidade marinha do Brasil. É o começo do banco de Abrolhos, onde há ressurgências, com águas frias e ricas em nutrientes, com taxas de produtividade altíssimas".

Próximo à foz, nesta região do Espírito Santo, convivem jubartes, dourados, meros, raias mantas. É ali o limite Norte no Brasil das toninhas, golfinho mais ameaçado do país. A região — considerada pelo governo federal área prioritária de conservação — também é ponto estratégico para sobrevivência de botos-cinza. O local é ainda o único ponto no Atlântico Sul ocidental com concentração de desovas de tartaruga-de-couro, espécie mais ameaçada de extinção no Brasil; e 2º maior ponto de concentração de desova de tartaruga cabeçuda, assistidas por uma importante unidade do Tamar em Regência.

O monitoramento na água feito pela Prefeitura de Governador Valadares (MG) indicou turbidez 80 mil vezes acima do tolerável na última terça. A quantidade de ferro encontrada em amostras foi 13,6 mil vezes acima desse limite, e a de alumínio, 6.500 vezes. Há previsões pessimistas também sobre a duração dos danos. 

Devido à grandeza do desastre, que envolve rios e as populações à sua volta em vários municípios, à demora das empresas envolvidas e governos em darem respostas satisfatórias ou mesmo pelo envolvimento de políticos com financiamento das empresas mineradores, o que influencia o aprofundamento do debate, um grupo de pesquisadores brasileiros estão se organizando, voluntariamente para fazer uma avaliação independente do impacto ambiental causado pelo rompimento das barragens de Mariana. 

Muitos deles se deslocaram para os locais atingidos pelo desastre e estão coletando dados e amostras para análise, num esforço que lembra o de médicos voluntários ajudando vítimas de um terremoto (neste caso, um tsunami de lama). Um grupo foi criado no Facebook para organizar os esforços e uma iniciativa de crowdfunding foi lançada para financiar as análises e a elaboração do relatório.

Saiba mais aqui: http://goo.gl/1xEPnj

FONTE: Com informações daquidaqui e daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário