terça-feira, 21 de julho de 2015

Encontro articula rede de sementes florestais nativas na Mata Atlântica da Bahia

O encontro Semente Junta a Gente aconteceu nos dias 16 e 17 de julho na cidade de Cruz das Almas/BA e reuniu técnicos, coletores de sementes, viveiristas, estudantes, pesquisadores e demais interessados em restauração florestal. A ação é parte do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e aconteceu graças à parceria entre o Grupo Gambá com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, Gana, UFRB e UFBA.

A necessidade de organizar uma rede que congregue atores do setor de restauração florestal veio das perspectivas do setor que surgem a partir da exigência de  regularização das propriedades rurais e registro Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). 

Para Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, as oportunidades que podem surgir exigem que o setor esteja preparado: Existe um campo bem significativo para a restauração florestal com espécies nativas na Bahia, tanto no bioma Mata Atlântica quanto na Caatinga e no Cerrado. É preciso que haja uma política pública para fortalecer efetivamente essa necessidade que está sendo colocada cada vez mais. Existem algumas iniciativas do governo, como o Plano de Revegetação da Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente, e o compromisso de restaurar 12 milhões de hectares assumido pela presidenta Dilma. A rede vem fortalecer essa iniciativa através de uma articulação mais ampla entre várias entidades que trabalham na área, têm viveiros e buscam a conservação da Mata Atlântica. É uma iniciativa importante para congregar e fortalecer essa cadeia produtiva da restauração”, defende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário