sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Fibria é autuada devido a derramamento de óleo no Canal do Tomba


Imagens: Resex do Cassurubá
No último dia 09/02 a equipe da Resex do Cassurubá recebeu denúncia de um vazamento de óleo na área do Canal do Tomba, próximo ao local de operação da dragagem. Após se deslocar até lá e constatar a veracidade da denúncia - uma mancha de óleo de aproximadamente 100 metros de diâmetro, a empresa Fibria foi notificada para que prestasse esclarecimentos sobre o fato ocorrido, assim como suspendesse as atividades de dragagem por 48 horas. Como a empresa se negou a suspender as atividades, a equipe da Resex de Cassurubá autuou a Fibria S.A. em R$ 300.000,00 por descumprimento de notificação. No local havia 07 embarcações que prestam serviço à Fibria S.A., dentre dragas e embarcações de apoio. Infelizmente a mancha de óleo se perdeu no oceano sem que nenhuma providência fosse adotada para contê-la. 

Foto disponível na internet.
A dragagem do Canal do Tomba acontece devido à necessidade de abertura do canal para passagem, na foz do rio Caravelas, extremo sul da Bahia, das grandes embarcações do Terminal de Barcaças da Fibria, que escoam pelo mar toras de eucaliptos com destino à fábrica no Espírito Santo. Desde sua construção, no início dos anos 2000, ambientalistas e pesquisadores afirmam que o empreendimento possui um grande potencial de impacto ambiental e, se não forem tomados os devidos cuidados, pode-se colocar em risco uma enorme área de manguezais e recifes de corais, incluindo toda a fauna que esses ecossistemas sustentam. 

A área de operação funciona na área de duas unidades de conservação federais importantes para a região, a Reserva Extrativista do Cassurubá, que abrange estuários, restingas, mangues e ambientes marinhos entre as cidades de Caravelas e Nova Viçosa (BA) e o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, um grande santuário ecológico que além de proteger a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, é conhecido por receber anualmente as exuberantes baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae), que aproveitam suas águas quentes e rasas para se acasalar e reproduzir.

A preocupação se torna ainda maior devido a área em torno do Canal do Tomba ser o principal recurso para o ecoturismo regional e principalmente devido a pesca artesanal que sustenta cerca de duas mil famílias de pescadores. 

FONTE: Resex do Cassurubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário