terça-feira, 18 de novembro de 2014

Tartaruga-Gigante desova em praia de Porto Seguro

Foto: Imagem Ilustrativa

Voluntários da ONG PAT Ecosmar estão monitorando uma praia do município de Porto Seguro onde aconteceu no dia 16/11 uma raríssima desova de tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea). A tartaruga-gigante ou tartaruga-de-couro é a maior espécie de tartaruga marinha hoje existente no planeta, podendo seu casco medir até dois metros de comprimento e pesar até 700 quilos, embora já tenham sido encontrados exemplares com 950 quilos!

Segundo o “Estudo da avaliação do estado de Conservação” dessa espécie de tartaruga marinha, feito pelo Ministério do Meio Ambiente e o Projeto TAMAR em 2011, no Brasil a tartaruga-gigante “possui um número muito baixo de fêmeas (estimado entre 1 e 19) desovando a cada temporada reprodutiva” (em: Biodiversidade Brasileira, 2011, Ano I, Nº 1)

Nas temporadas 2012-2013 e 2013-14 esses números subiram um pouco, mas a situação dessa espécie no Brasil e no mundo ainda é muito preocupante.

A ocupação desordenada das praias, a coleta de ovos e a captura com linha de pesca são os fatores que levaram essa espécie à beira da extinção no Brasil e no mundo: por isso cada desova de tartarugas marinhas dessa espécie, no extremo Sul da Bahia, é motivo de comemoração pela ONG PAT Ecosmar.

O local exato da desova não está sendo divulgado para fins de preservação e dois voluntários da ONG irão vigiar o ninho até a sua eclosão, prevista para janeiro de 2015. 

FONTE: SulBahiaNews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário