quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Google inicia em Fernando de Noronha mapeamento subaquático no Brasil


Depois de disponibilizar visitas virtuais a desertos, graffitis, a Marte e a Lua, a Floresta Amazônica, a diversos pontos turísticos e até mesmo a um futuro hipotético com cidades alagadas pelo aquecimento global, o Google continua sua viagem em grande estilo. A próxima parada? Fernando de Noronha. Mais especificamente o fundo do mar do arquipélago.

O Google Maps está fazendo agora o mapeamento subaquático dos oceanos, e no Brasil, decidiu começar por Noronha. A novidade é parte da ambição maior da gigante americana de mapear o mundo todo, incluindo o que está submerso ou em órbita no espaço.

Na primeira etapa do projeto, foram mapeados 50 km a pé e 6 km embaixo d'água, ao longo de 12 dias durante o mês de outubro, em Fernando de Noronha e no Atol das Rocas. Os técnicos utilizaram uma mochila especial com uma enorme bola na ponta contendo 15 câmeras fotográficas que captam imagens em 360º para o Street View.

As antenas de GPS cuidam da geolocalização para que cada imagem esteja associada a uma latitude e longitude determinada. Segundo a empresa, as imagens coletadas devem estar disponíveis no começo do ano que vem.

FONTE: Catraca Livre, texto da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário