segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Escola de Alcobaça se destaca com iniciativa de agricultura familiar sustentável

Visando disseminar o conhecimento sobre o uso de tecnologias sustentáveis na produção agrícola familiar, a Fibria incentivou professores de escolas públicas vizinhas de todas as unidades da empresa a desenvolverem Projetos de Experiências Pedagógicas voltados ao tema “Agricultura familiar”. 

Realizados através do Programa de Educação Ambiental “Árvore do Saber”, os trabalhos interagem com a proposta do “Ano Internacional da Agricultura Familiar” da Organização das Nações Unidas (ONU), celebrado em 2014, que destaca a importância da agricultura familiar sustentável. Além de informar e destacar os benefícios dessa forma de produção, a iniciativa também estimula o hábito da alimentação saudável.

O desenvolvimento dos projetos envolveu 958 alunos de nove escolas de Alcobaça (BA) e nove escolas de Conceição da Barra (ES) do 5º ano do ensino fundamental. Foram selecionados os seguintes projetos: “Canteiro Sustentável” da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Eloi Ferreira”, de Alcobaça; e “Agricultura Familiar e Saúde – Horta” da Escola Municipal Aluizio Feu Smirdele, de Conceição da Barra. O Programa foi desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios. 

Após participarem de palestras e workshops sobre o tema, os professores desenvolveram atividades educativas como jogos e dinâmicas para os alunos. Os trabalhos foram registrados mensalmente no site do JornalEco (publicação de educação ambiental da empresa) e analisados de acordo com os critérios descritos no Guia do Professor. “Os projetos que mais se destacaram foram para a fase final, que é a implementação da prática, por exemplo, projetos de horta”, explica Maria Rangel, analista de Meio Ambiente Florestal da Fibria. 

FONTE: Pauta 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário