quarta-feira, 11 de junho de 2014

Veleiro Lord Nelson retorna ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos


Lord Nelson é o primeiro navio alto no mundo concebido e construído para ser navegado por pessoas de todas as capacidades físicas, permitindo que tripulantes portadores e não portadores de deficiência tenham um papel igualmente ativo na navegação. Após a primeira visita em agosto de 2012, o veleiro retornou ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos nesta primeira semana de maio, durante a viagem de 17 dias entre o Rio de Janeiro e Recife.



Em Abrolhos a tripulação foi recebida na Ilha Siriba pelos monitores ambientais do Parque, onde participaram de mergulhos e trilha ambiental e também pela equipe da Marinha do Brasil, que os recebeu na Ilha Santa Bárbara.



O veleiro Lord Nelson é operado pela instituição de caridade britânica JubileeSailingTrust – JSL e foi um presente da Rainha inglesa para a instituição. Com um comprimento total de 54.7 metros, a embarcação pode ser guiada até por cegos graças à ‘bússola falante’, sistema que emite por som as coordenadas da viagem. Entre outras características possui sinalização em Braille, elevadores entre decks para pessoas com mobilidade reduzida, almofadas vibratórias instaladas nos beliches para alertar as pessoas com deficiência auditiva em caso de uma emergência e tela digital que permite que a tripulação deficiente visual oriente o navio. 


Desde a sua fundação, a JST já levou 40 mil pessoas para o mar, 15 mil dos quais com alguma deficiência física e 5 mil usuários de cadeira de rodas. Para saber mais ou agendar uma visita: www.jst.org.uk

FONTE: PNM dos Abrolhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário