A Oficina para elaboração do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) acontece entre os dias 7 e 11 de abril no Centro de Convenções do Arraial d’Ajuda Eco Resort, em Porto Seguro.
Neste encontro serão definidas as ações de conservação para 20 espécies marinhas ameaçadas - e outras 35 serão beneficiadas entre corais, peixes ósseos, elasmobrânquios, equinodermos e poliquetas -, assim como 18 áreas prioritárias, como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
A oficina é organizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com o Projeto Coral Vivo e apoio do Arraial d’Ajuda Eco Resort.
Está prevista a presença de 100 atores-chave, de diferentes segmentos das áreas governamentais e não governamentais. Fátima Pires de Almeida Oliveira, da Coordenação de Planos de Ação Nacionais de Espécies Ameaçadas de Extinção, do ICMBio, explicou que o PAN Corais vai buscar “potencializar as ações que já estão sendo realizadas por ONGs, governos de diferentes esferas, centros de pesquisa, órgãos de licenciamento, entre outros. O intuito é minimizar as ameaças, conforme a governança de cada participante, nas áreas específicas”.
Os coordenadores explicam ainda que o Plano será monitorado anualmente, e num horizonte de cinco anos será possível observar os avanços na implementação das ações, bem como os gargalos e dificuldades, e redirecionar o processo quando necessário.
FONTE: Com informações daqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário