quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Resultados positivos do Programa Saúde em Movimento em Caravelas



A Prefeitura Municipal através de suas Secretarias de Saúde e Educação em parceria com o Governo do Estado da Bahia, trouxe para a cidade de Caravelas o Programa Saúde em Movimento, que realizou um mutirão de consultas e cirurgias de catarata entre os dias 16 a 22 de Outubro. 

O programa Saúde em Movimento implantado pelo governo do estado da Bahia montou toda estrutura de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. A equipe de apoio de Caravelas foi composta por 04 agentes comunitários, 01 coordenador de atenção básica, 01 técnico do CPD, professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino das Escolas Municipais Claudinora Nobre de Melo, Isabel Costa, José Luiz de Souza, Ede Santos e Alda Nunes. 

Para ter acesso os pacientes foram encaminhados ao PSF 02, na Av. das Palmeiras. O público-alvo para os atendimentos foram crianças e pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular, além dos alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização), outra parceria com do governo do estado com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caravelas. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.

O Secretário de Saúde de Caravelas, Manoel Mecias Fontes, contou que o Programa contemplados com atendimento oftalmológico um total de 432 alunos da rede municipal de ensino de 7 a 14 anos de idade, sendo que 232 foram identificados através de exames a necessidade de uso de óculos de grau. Já para os adultos com idades acima de 60 anos, da sede e dos distritos de Barcelona, Juerana, Rancho Alegre, Nova Tribuna, Barra e Ponta de Areia foram atendidos cerca de 1.000 pacientes, onde foram identificados 300 com necessidade de atendimento cirúrgico para catarata.

FONTE: ASCOM Prefeitura Municipal de Caravelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário