segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Aberta a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas

Como se repete todos os anos, a partir de setembro tartarugas marinhas vindas de várias partes do mundo começam a chegar ao litoral brasileiro para fazer ninhos nas praias onde nasceram e se reproduzir. Até março, o litoral se transforma num verdadeiro berçário a céu aberto de milhares de filhotes de tartarugas. 

equipes do tamar.jpg

Para garantir o sucesso da temporada reprodutiva 2013-2014, equipes do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já estão a postos em vários locais do litoral. Os monitores são treinados para proteger as tartarugas e reduzir os impactos sobre as cinco espécies que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção.

Na temporada anterior (2012-2013), o Tamar protegeu em 1.100 quilômetros de praias, mais de 24 mil ninhos no continente e nas ilhas oceânicas. Foram mais de 3 mil flagrantes de fêmeas no momento da desova e foram levados ao mar em segurança mais de 1,5 milhão de filhotes ( Leia matéria  Temporada reprodutiva de tartarugas marinhas bate recorde).


FONTE: ICMBIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário