quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Servidores do PNM dos Abrolhos e do PN Pico da Neblina participam de capacitação nos EUA

Grupo na Universidade de Montana.

A Universidade de Montana e a Universidade de Idaho, com apoio do Serviço Florestal Americano – USFS, promoveu entre os dias 15 de julho a 06 de agosto o 'Seminário Internacional sobre Gestão de Áreas Protegidas'/International Seminar on Protected Area Management (ISPAM), que reuniu profissionais de todo o mundo, entre eles 2 analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Ricardo Jerozolimski, chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, de Caravelas, na Bahia; e Flávio Bocarde, chefe do Parque Nacional do Pico da Neblina, de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas.

Na programação composta de três semanas de atividades, os servidores tiveram a oportunidade de interagir com gestores de sistemas de áreas protegidas de vários países da África, Colômbia, Rússia, Palestina, Índia, Jordania, Nepal, Tuquia, Ucrania, entre outros, num total de 22 países. Durante esse período de seminários e diversos trabalhos de campo, os servidores puderam debater e aprofundar questões relacionadas engajamento comunitário; turismo, concessões e gestão de visitantes; planejamento integrado; e mudanças climáticas.

Além das palestras, houveram visitas as seguintes áreas protegidas americanas: Parque Nacional do Glacier, Floresta Nacional de Bitterroot, Território Indígena Salish e Kootenai, Parque Nacional Yellowstone e Parque Marvin Gaye.

Os organizadores do curso ainda propiciaram a interação do servidor lotado no Parque Nacional do Pico da Neblina com experiências de gestão ambiental desenvolvidas em territórios indígenas na America do Norte. Os cursos foram realizados em virtude da parceria entre o ICMBio e o Serviço Florestal Americano. Todas as despesas foram custeadas pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos – USFS.

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - Criado em 1983, foi o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil. Está localizado a cerca de 70 km da cidade de Caravelas (BA) e além de proteger a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, é conhecido por receber anualmente as exuberantes baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae), que aproveitam suas águas quentes e rasas para se acasalar e reproduzir. O Parque dos Abrolhos possui ainda uma sede administrativa em Caravelas, local onde se encontra o seu Centro de Visitantes e onde é possível observar uma réplica em tamanho natural de uma baleia Jubarte.

Parque Nacional do Pico da Neblina – Localizado na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM), tem uma área de 2,260 milhões de hectares e fica localizado na fronteira do Brasil com a Venezuela. Quase 70% da unidade está em regime de dupla-afetação com outras 4 Terras Indígenas: TI Yanomami, TI Balaio, TI Cué-Cué Marabitanas e TI Médio Rio Negro II. Desde 2002, por recomendação do Ministério Público Federal, o Parque está fechado ao público.

Texto publicado também na Edição 260 do Informativo ICMBIO em Foco, aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário