terça-feira, 16 de julho de 2013

Temporada de baleias no Brasil é destaque na Revista Mergulho e no site Terra da Gente

Os grandes mamíferos já estão na costa brasileira, tempo de observação para turistas e ONGs, que ficam em alerta para encalhes.

baleias-jubarte-ecod.jpg
Foto: Divulgação. 
Aproximadamente 14 mil baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) devem chegar à costa do Brasil para se reproduzir, amamentar e cuidar de suas crias nesta nova temporada reprodutiva da espécie, que começou neste mês. Os animais já podem ser avistados do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas os principais pontos de permanência são os Estados da Bahia (extremo sul) e do Espírito Santo (ao Norte).

Apesar dos milhares de quilômetros que separam a Antártida da América do Sul, as baleias-jubarte se deslocam todos os anos, entre os meses de julho a novembro, para as águas tropicais do litoral brasileiro com o objetivo de se reproduzir. O maior berço reprodutivo está registrado em Abrolhos (BA).

Durante a temporada é possível observar os gigantescos e encantadores mamíferos por meio do turismo de observação de baleias, o whalewatching. Quem quer avistar uma baleia-jubarte de perto, pode fazer um cruzeiro em vários pontos da Bahia, basta fazer contato com uma operadora parceira do Instituto Baleia Jubarte.

Enquanto turistas se preparam para ver as jubarte de perto em cruzeiros de turismo, o Instituto intensifica suas ações de pesquisa e de resgate, pois é comum neste período do ano o encalhe de baleias em várias partes da costa brasileira.

No caso de presenciar o encalhe de animais como baleias, golfinhos, focas ou lobos-marinhos, o ideal é que as pessoas entrem em contato com o resgate do Instituto Baleia Jubarte, mesmo se o bicho encalhado estiver morto. Telefones de emergência são disponibilizados 24 horas para atender os casos. Ligações a cobrar também são recebidas. Os números são os seguintes: Praia do Forte (71) 3676-1463 e (71) 8154-2131 e Caravelas (73) 3297-1340.

FONTE: Texto publicado no site Terra da Gente, também disponível aquiaqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário