Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, disse que o Instituto se esforça cada vez mais para ampliar os investimentos nas unidades de conservação, em especial os parques nacionais. A preocupação é dotar essas unidades de infraestrutura necessária para receber os visitantes com dignidade e segurança.
"Estamos qualificando a gestão, elaborando para cada parque nacional um plano de investimentos e de negócios", afirmou o presidente, ao sustentar que os investimentos previstos para os parques, com vistas à Copa do Mundo em 2014 e às Olimpíadas em 2016, serão todos executados, com o apoio dos parceiros, conforme o que está previsto.
Ao final, Vizentin gravou vídeo com três perguntas do repórter Vinícius Sassine. A primeira, sobre o termo de reciprocidade assinado entre o ICMBio e o Google, que viabilizou o Park View, sistema que permite às pessoas realizar um tour virtual pelas unidades de conservação; a segunda, sobre o que é preciso fazer para atrair os turistas aos parques; e a terceira, a respeito das parcerias com a iniciaitiva privada para potencializar a visitação nessas unidades.
Soluções
Na entrevista concedida ao jornal, Vizentin admitiu ainda que há dificuldades orçamentárias na gestão dos parques, mas apontou algumas soluções que o Instituto vem adotando para superar o problema, como a concessão de serviços à iniciativa privada, a entrada de mais recursos a título de compensação ambiental de grandes obras e a ampliação de parcerias com estados e municípios e órgãos como o Sebrae.
As concessões à iniciativa privada, lembrou o presidente, abrangem serviços de visitação, infraestrutura e logística. Parcerias público-privadas já ocorrem, com sucesso, em unidades como Fernando de Noronha (PE), Cataratas do Iguaçu (PR), Tijuca e Serra dos Órgãos (RJ). Nesses locais, os turistas contam com serviços privados de ingresso, hotelaria e transporte, mas a gestão da unidade continua com o ICMBio. A ideia é estender essas parcerias a outros parques, acrescentou Vizentin.
FONTE: Comunicação ICMBio
Nenhum comentário:
Postar um comentário