A Divisão de Monitoramento e Informações - DMIF, da Coordenação-geral de Proteção - CGPRO, iniciou o Projeto de Monitoramento de Embarcações Pesqueiras em Unidades de Conservação. Serão monitoradas 59 UCs do bioma Marinho–Costeiro, entre elas o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
O projeto busca, primordialmente, informar diariamente às unidades de conservação federais sobre todas as embarcações pesqueiras (enquadradas na IN Interministerial nº 2, de 04/09/2006 – MPA, MMA e Marinha do Brasil) que penetrarem ou ficarem ancoradas dentro dos seus limites. Para isso, se utiliza dados do Programa Brasileiro de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras - PREPS que são processados para os limites das áreas protegidas, gerando identificadores para acompanhamento e controle.
A DMIF pretende com isso dar apoio às ações de fiscalização da atividade pesqueira e colaborar na gestão da UC, minimizando conflitos entre as atividades de pesca industrial e artesanal. Atualmente, o projeto está em fase de testes e conta com a colaboração das unidades de conservação para informar inconsistências/omissões e sugestões para seu aprimoramento. Para maiores informações, o endereço é cgpro@icmbio.gov.br
FONTE: ICMBio em Foco número 250, disponível aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário