A Editora Cultura Sub está lançando um livro sobre Abrolhos. Os textos são de Afonso Capelas e as fotos são de Enrico Marcovaldi e Fernando Clark. Este livro revela as nuances dessa preciosa porção do Atlântico Sul, e aponta para a necessidade de conservá-la, nesses tempos de mudanças climáticas.
O arquipélago dos Abrolhos é, indiscutivelmente, um dos mais importantes santuários de vida marinha, não apenas para o Brasil, mas para o planeta. Incrustado na costa Sul da Bahia, abriga o primeiro parque nacional marinho do país e é celeiro de uma biodiversidade impressionante na forma de corais e peixes multicoloridos, além de cetáceos e diversas espécies de aves que frequentam as cinco ilhas que o compõe.
A região escolhida como maternidade pelas gigantes e gentis baleias jubarte – espécie símbolo de Abrolhos – recebe a visita anual de cerca de 10 mil baleias, que proporcionam um espetáculo único de bailado aquático ao lado de seus rebentos.
Abrolhos também é território de muitas comunidades tradicionais de pescadores que lutam para sobreviver em um paraíso constantemente ameaçado pela especulação imobiliária e pela exploração de seus recursos naturais.
FONTE: Cultura Sub.
Nenhum comentário:
Postar um comentário