Um espaço para conhecer e se informar sobre os temas relacionados à região de Caravelas, extremo sul da Bahia, local de uma rica história, muita cultura, gente acolhedora, pescadores e pescadoras artesanais, marisqueiras, manguezais, rica biodiversidade, berçário das baleias Jubarte e porta de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
quarta-feira, 10 de abril de 2013
TV vai mostrar melhores pontos de mergulho em naufrágios de Abrolhos
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, situado no litoral sul do estado da Bahia e gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), recebeu, na última semana de março, a equipe da Macadâmia Filmes. Contratada pelo Canal OFF, uma rede especializada em ação, aventura, adrenalina e natureza, a equipe realizou na unidade a gravação de um programa sobre mergulhos em naufrágios, que irá ao ar em julho.
Além da riqueza e beleza do maior e mais biodiverso banco de recifes de coral do Atlântico Sul e da possibilidade de observação de baleias durante boa parte do ano, o Parque Marinho dos Abrolhos também é conhecido pelos naufrágios que acontecem no território, tendo inúmeras embarcações catalogadas. Nas que já foram identificadas e hoje estão abertas à visitação, os destroços despertam a atenção pelo estado de conservação e riqueza de vida marinha.
O programa irá contar a história de três amigos mergulhadores que viajam à costa do Brasil. Juntos, os personagens conhecem alguns dos mais importantes sítios históricos naufragados e histórias submarinas. O roteiro fez a equipe responsável visitar Caravelas, na Bahia, base para viagens de barcos a Abrolhos, além de conhecer o arquipélago. O objetivo foi o de compreender a integração dos ambientes recifais e marinhos com a rica diversidade de organizações locais, pesquisas e gestão da unidade, trazendo à tona as relações emocionais que os moradores locais criam com os naufrágios da região.
Acompanhados do Secretário de Meio Ambiente, Turismo e Esportes, Fábio Negrão, da monitora ambiental Bernadete Barbosa, e orientados por Maurício Carvalho, um biólogo especializado em mergulhos em naufrágios, além de autor do conhecido site Naufrágios do Brasil, o grupo pôde explorar os melhores pontos de mergulho em naufrágios do parque.
A inovação ficou por conta do uso de modernos equipamentos de fonia subaquática, com os quais os mergulhadores podem discutir e apresentar para os expectadores as impresssões no momento dos mergulhos. O apoio local ficou por conta da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Esportes, da Operadora de Turismo Horizonte Aberto e do Hotel Marina Porto Abrolhos.
FONTE: Parnam Abrolhos, disponível também aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Adriene!
ResponderExcluirQue trabalho mágico o seu! Quero conhecer a região de Caravelas.
http://jefhcardoso.blogspot.com lhe convida e espera para ler e comentar “Agda e os meninos sem rosto”. Abraço.