quinta-feira, 25 de abril de 2013

Parnam Abrolhos comemora 30 anos de criação e dá posse a novos conselheiros


Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos protege mais de 90 mil hectares do maior e mais importante banco de corais do Atlântico Sul. Sua criação foi incentivada pela comunidade científica e por órgãos públicos interessados em preservar a riqueza natural da região. Sob administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque, além de proteger e ordenar as visitações a esse paraíso, também promove ações sociais e educativas.

No dia 24 aconteceu em sua sede, localizada na Praia do Kitongo, em Caravelas, a reunião que deu posse aos novos conselheiros, renovado ainda em dezembro de 2012. Na pauta, além da posse, estavam temas como apresentação dos resultados do ano passado, como número de visitações, dias de fiscalização em campo, atividades de Educação Ambiental e número de pesquisas autorizadas e realizadas, entre outros assuntos. O tempo não foi suficiente para tratar de todos os assuntos previstos, por isso já foi marcada nova data para continuidade, já no mês de maio. Além de lideranças, representantes do poder público e de organizações não governamentais, estiveram presentes os analistas ambientais Leidiane e Gustavo, da Coordenação Regional do ICMBIO em Porto Seguro.

Além da reunião a comemoração continua neste dia 26 com atividades de Educação Ambiental com 40 alunos da rede pública de Caravelas, desta vez vindos do Distrito de Juerana. Haverá Oficina de pintura, ministrada pelo Projeto Patrulha Ecológica, do Instituto Baleia Jubarte, também caminhada monitorada pela Trilha do Marobá, apresentação do Teatro Bando da Lua, do grupo de crianças da Comunidade da Barra de Caravelas e jogos e brincadeiras educativas. Está disponível no Centro de Visitantes também uma exposição de esculturas em madeira realizadas por crianças e jovens da região através do Ateliê Astúcias e Projeto Meros do Brasil/ECOMAR.

O trabalho desenvolvido pelo Parnam foi reconhecido internacionalmente em 2010 quando ganhou o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) por realizar um trabalho de educação ambiental e desenvolvimento sustentável junto às comunidades dos municípios de entorno. A Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção de Ramsar, que defende a conservação e o uso racional de zonas úmidas no mundo, também reconheceu o Parque Nacional Marinho de Abrolhos e com isso colocou a Unidade de Conservação em evidência internacional em relação à importância de sua biodiversidade e sua proteção. Para saber mais, visite o site do Parnam: http://www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos/

FONTE: PNM dos Abrolhos, texto disponível também aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário