segunda-feira, 8 de abril de 2013

Globo CIdadania publica matéria sobre os 30 anos do Parnam Abrolhos

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos completa três décadas

Região é considerada a de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul

Mergulho no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (Foto: Divulgação / Parque Nacional Marinho dos Abrolhos) 
Mergulho no Parque Marinho dos Abrolhos (Foto: Divulgação / Parque Nacional Marinho dos Abrolhos)
 
Há 30 anos, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos protege um arquipélago de cinco ilhas e mais de 90.000 hectares do maior e mais importante banco de corais do Atlântico Sul. Situado a 70 quilômetros do litoral sul da Bahia, Abrolhos foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil. Sua criação foi incentivada pela comunidade científica e por órgãos públicos interessados em preservar a riqueza natural da região. Sob administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque protege, promove ações sociais e ordena as visitações a esse paraíso de belezas naturais.

Todos os anos, milhares de turistas vão a Abrolhos atraídos por seus magníficos corais, pela natureza selvagem de suas ilhas e pelo espetáculo das baleias jubarte que, anualmente, entre os meses de julho e novembro, aproveitam as águas quentes da região para acasalar. Apenas uma das ilhas do parque, a Siriba, é aberta à visitação e possui uma trilha que pode ser feita pelos turistas sob acompanhamento de um monitor ambiental. “O passeio promove contato próximo com as aves marinhas, como por exemplo, os atobás e grazinas, além da contemplação da beleza cênica do arquipélago”, conta Ricardo Jerozolimski, engenheiro florestal e atual chefe do parque. Há também a opção de passeios que duram mais de um dia e, dependendo da condição, é possível conhecer outras ilhas. Nestes passeios, as visitações são embarcadas, ou seja, os turistas fazem suas refeições e pernoite no barco, já que nas ilhas não existe estrutura de hotéis e não é permitido acampar.

Baleia Jubarte no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (Foto: Divulgação / Parque Nacional Marinho dos Abrolhos) 
Pesquisa em campo com baleia jubarte (Foto: Divulgação / PNM dos Abrolhos)
 
Nos meses de julho a novembro, entre as principais atrações estão as baleias jubarte. “Os visitantes se encantam com as acrobacias e saltos”, diz Ricardo se referindo ao espetáculo promovido pelos gigantes mamíferos do mar. Entretanto, o chefe do parque garante que as maiores belezas de Abrolhos estão em baixo d’água. “Podem ser observadas lá todas as espécies de corais existentes no país e uma enorme diversidade de peixes e outros animais marinhos como, por exemplo, as tartarugas”, garante o engenheiro. Para contemplar os corais de Abrolhos, podem ser feitos os mergulhos livre e autônomo, este último necessariamente acompanhado por um condutor de ecoturismo subaquático credenciado pelo parque. A preciosidade de seu bioma marinho é um prato cheiro para os amantes do mergulho.
Por proteger a região de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, Abrolhos atrai, também, muitos pesquisadores e estudantes. De acordo com o oceanógrafo e chefe substituto, Marcello Lourenço, cerca de 10 pesquisas científicas são realizadas no parque a cada ano, envolvendo pelo menos 50 pesquisadores de diferentes instituições. Além disso, centenas de estudantes de todo o país visitam o Parque Nacional com suas universidades e escolas. Ana Beatriz Romana, de 22 anos, é bióloga e se formou pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2008, a jovem visitou o Parque Nacional com um grupo da faculdade, e conta que a experiência foi enriquecedora. “Acompanhar as práticas da professora e dos alunos de mestrado me possibilitou entrar em contato com uma biologia marinha além das paredes da sala de aula. A observação da diversidade do local, o conhecimento de técnicas de campo, e o manuseio de equipamentos fundamentais para conversação das espécies enriqueceu muito a minha formação como bióloga”, garante.

Trabalho desenvolvido no parque é reconhecido

Em 2003, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) por realizar um trabalho de educação ambiental e desenvolvimento sustentável junto às comunidades dos municípios de entorno.

Programa Professores no Parque do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (Foto: Divulgação / Parque Nacional Marinho dos Abrolhos) 
Programa Professores no Parque (Foto: Divulgação / PNM dos Abrolhos)
 
Segundo Marcello Lourenço, o parque já capacitou cerca de 350 educadores com o programa Professores no Parque, e já levou cerca de 300 pessoas da comunidade local para conhecer a unidade de conservação com o programa Comunidade em Abrolhos. Ele afirma ainda que o espaço mantém sua atuação no campo da promoção do desenvolvimento sustentável. “O parque participa de conselhos locais e regionais de Meio Ambiente e Turismo e de projetos executados por instituições parceiras que procuram estimular práticas sustentáveis junto às comunidades locais”, garante o oceanógrafo. Por manter essas ações, Abrolhos já teve seu título de Posto Avançado da RBMA renovado duas vezes.

A Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, que defende a conservação e o uso racional de zonas úmidas no mundo, também reconheceu o Parque Nacional Marinho de Abrolhos e com isso, “colocou a unidade de conservação em evidência internacional em relação à importância de sua biodiversidade e sua proteção”, como bem destaca Ricardo Jerozolimski. O chefe do parque espera que este reconhecimento reflita na sensibilização internacional para o não desenvolvimento de atividades econômicas que possam colocar em risco o frágil ambiente da região, como por exemplo, a exploração de petróleo.

Informações turísticas

O turista interessado em visitar Abrolhos deve ir até Caravelas, cidade mais próxima do parque, onde é possível encontrar oficinas de turismo que promovem visitas à unidade de preservação. O parque cobra um ingresso de R$ 27,00 por dia aos visitantes nacionais e R$ 54,00 aos estrangeiros, tarifas normalmente incluídas no preço dos passeios. As principais recomendações são de cuidado com o sol, com a hidratação e o respeito incondicional ao espaço de preservação.
Para mais informações, acesse o site: http://www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos/

FONTE: Globo Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário