quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Parque de Abrolhos será beneficiado com o Projeto Parques da Copa

O ICMBio e o Sebrae assinaram no início de fevereiro o Termo de Reciprocidade que garantirá investimentos em 22 unidades de conservação federais que integram o projeto Parques da Copa (veja a lista abaixo). A contrapartida do Sebrae será de R$ 6,6 milhões em estudos e a do ICMBio de outros R$ 6,6 milhões na estruturação/implementação das unidades de conservação, pelo período de quatro anos.


A cooperação técnica pretende viabilizar ações de fortalecimento das atividades econômicas turísticas relacionadas às UC’s e seu entorno por meio da implantação de infraestrutura de apoio à visitação e do desenvolvimento de estudos e ações voltadas para o empreendedorismo e desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas.


O detalhamento do que será investido em cada uma das unidades de conservação contempladas será definido pelas duas instituições em planos de trabalho específicos. Entre os produtos que serão entregues estão estudos de mercado; estudos dos aspectos econômicos local, regional ou nacional que possam influenciar o sucesso dos empreendimentos privados operados por delegação de serviços dentro e no entorno das unidades, tais como estacionamentos, restaurantes, lanchonetes, lojas, hotelaria, serviços de transporte rodoviário, centros de convenções, entre outros; e estudos de viabilidade econômico-financeira, por meio dos quais será possível analisar a atratividade econômica dos serviços geradores de receita, calibrando-os a partir dos dados obtidos nos estudos de mercado.


HISTÓRICO- Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Brasil é responsável diretamente por 5 % do PIB mundial, por 6 % das exportações e pelo emprego de uma em cada 12 pessoas. A expectativa é que os jogos da Copa 2014 proporcionarão um incremento no fluxo de turistas estrangeiros no Brasil, em função dos grandes eventos esportivos que ocorrerão no país. Considerando que o ecoturismo é um dos segmentos com maior crescimento nos últimos anos e que cada vez mais pessoas buscam contato com ambientes naturais, as unidades de conservação se transformam então em um ícone para o turismo. O Projeto Parques da Copa é uma parceria do ICMBio com os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo e a Embratur para garantir estrutura adequada para receber os visitantes nas unidades de conservação próximas às cidades sede dos jogos.

Unidades de Conservação federais contempladas:


PN de Brasília – DF
PN da Chapada dos Veadeiros – GO
PN Chapada dos Guimarães – MT
PN Pantanal Matogrossense – MT
PN do Caparaó - MG/ES
PN da Serra do Cipó – MG
Flona de Ipanema SP
PN Serra da Bocaina RJ/SP
PN da Tijuca – RJ, PN do Itatiaia – RJ
PN da Serra dos Órgãos – RJ
RESEX Arraial do Cabo –RJ
PN Restinga de Jurubatiba – RJ
PN Aparados da Serra e Serra Geral RS/SC
PN de Jericoacoara – CE
PN de Ubajara - CE
PN Serra da Capivara– PI
APA do Delta do Parnaíba- PI
PN Chapada da Diamantina - BA
PN Marinho dos Abrolhos – BA
PN dos Lençóis Maranhenses – MA
PN de Anavilhanas – AM


FONTE: Comunicação ICMBio, texto completo disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário