Caravelas é porta de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos,
região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e conhecido por
receber anualmente as exuberantes baleias Jubarte. Por isso, as obras de
revitalização da pista do Aeroporto de Caravelas e de pavimentação da BR-418,
que liga o litoral sul da Bahia à BR-101, são tão importantes para o turismo
brasileiro.
http://www.11bec.eb.mil.br/obras/aeroporto/aeroporto.html |
As obras estão sob a responsabilidade do 11° Batalhão de
Engenharia de Construção – Batalhão Mauá. A previsão para conclusão da obra de pavimentação
da BR-418, que teve o investimento de R$ 6,3 milhões, é julho de 2013.
A conclusão
da primeira etapa da revitalização do Aeroporto de Caravelas faz parte do PAC,
com investimento de R$ 17 milhões, está sendo realizada em convênio com a Aeronáutica
e prevê restauração das pistas e pátio, construção da seção contra-incêndio e
balizamento noturno, tem previsão de término neste início de 2013, quando então
deve ser iniciada uma segunda etapa, voltada para a infraestrutura, com reforma
completa do terminal de passageiros, instalação de esteiras de bagagem,
equipamentos de Raio-X, concessão de espaços para prestação de serviços, Corpo
de Bombeiros, etc. A expectativa é que o local passe a receber aviões de grande
porte, fortalecendo o turismo da região.
HISTÓRIA
O Aeroporto de Caravelas foi construído há mais de seis décadas,
pelo Governo brasileiro em acordo com os americanos, com o objetivo de atuar
como base aérea militar das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. A
estratégia foi situar o aeroporto a meio caminho da faixa litorânea entre os
estados do Rio Grande do Sul e do Maranhão e assim, Caravelas foi a cidade
escolhida. Conserva a arquitetura militar da época, identificada por paredes
espessas e arcos. Foi interditado pelo Ministério da Aeronáutica devido às más
condições na pista ainda no final de 2007.
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