quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A importancia do Aeroporto de Caravelas para o turismo regional


Caravelas é porta de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e conhecido por receber anualmente as exuberantes baleias Jubarte. Por isso, as obras de revitalização da pista do Aeroporto de Caravelas e de pavimentação da BR-418, que liga o litoral sul da Bahia à BR-101, são tão importantes para o turismo brasileiro. 

http://www.11bec.eb.mil.br/obras/aeroporto/aeroporto.html

As obras estão sob a responsabilidade do 11° Batalhão de Engenharia de Construção – Batalhão Mauá. A previsão para conclusão da obra de pavimentação da BR-418, que teve o investimento de R$ 6,3 milhões, é julho de 2013. 

A conclusão da primeira etapa da revitalização do Aeroporto de Caravelas faz parte do PAC, com investimento de R$ 17 milhões, está sendo realizada em convênio com a Aeronáutica e prevê restauração das pistas e pátio, construção da seção contra-incêndio e balizamento noturno, tem previsão de término neste início de 2013, quando então deve ser iniciada uma segunda etapa, voltada para a infraestrutura, com reforma completa do terminal de passageiros, instalação de esteiras de bagagem, equipamentos de Raio-X, concessão de espaços para prestação de serviços, Corpo de Bombeiros, etc. A expectativa é que o local passe a receber aviões de grande porte, fortalecendo o turismo da região.

HISTÓRIA

O Aeroporto de Caravelas foi construído há mais de seis décadas, pelo Governo brasileiro em acordo com os americanos, com o objetivo de atuar como base aérea militar das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. A estratégia foi situar o aeroporto a meio caminho da faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e do Maranhão e assim, Caravelas foi a cidade escolhida. Conserva a arquitetura militar da época, identificada por paredes espessas e arcos. Foi interditado pelo Ministério da Aeronáutica devido às más condições na pista ainda no final de 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário