quinta-feira, 26 de julho de 2012

PNM dos Abrolhos busca parceria para monitorar Coral Sol

Mesmo que ainda não tenha sido identificado essa espécie na região, o Parque de Abrolhos está firmando termo de parceria com o Instituto Biodiversidade Marinha para monitorar Coral Sol.
Clique para ampliar.

A espécie invasora conhecida como coral sol se espalha, sufoca e mata rapidamente outros corais que estejam ao seu redor. Onde o coral sol se instala a vida marinha praticamente desaparece. Ele cresce três vezes mais rápido do que os outros corais nativos e nem precisa de parceiro para procriar, conseguindo se reproduzir até quando é arrancado do mar. É uma espécie asiática, veio das águas do Índico e do Pacífico transportado por  plataformas e pela  água de lastro de navios. e entrou no Brasil pelo Rio de Janeiro, mas já chegou a Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e na Baía de Todos os Santos.


A grande ameaça agora, segundo os pesquisadores é a migração do coral sol para o extremo sul da Bahia, uma das regiões mais ricas do oceano atlântico.  A região dos Abrolhos, onde fica localizada no 1º Parque Marinho do Brasil concentra corais raros e o maior  banco de recife do sul do atlântico. Oito espécies só são  encontradas por aqui. Segundo a administração do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, está  sendo firmado um termo de parceria com o Instituto Biodiversidade Marinha para que seja implementado o monitoramento, mesmo que ainda não tenha sido identificado essa espécie na região, incluindo medidas de vigilância para detecção e a formação de agentes multiplicadores.

FONTE: Texto publicado na Edição 37 do Jornal Comunitário O Samburá, veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário