quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mãos que Transpiram Arte: Arte no Muro

O Jornal O Samburá vem publicando mensalmente reportagens com artistas de nossa comunidade. Neste mês o entrevistado foi Natival Melgaço, que faz arte no Muro, vejam que lindo!


À medida que eu vou fazendo, vou melhorando a cada criação.
Natival Melgaço


Dando seguimento a coluna Mãos que Transpiram Arte, podemos dizer que estamos surpresos, pois quando tivemos a intenção de criar este espaço no Samburá para trazer à luz da sociedade talentos que estão no anonimato, não imaginamos que poderia dar tão certo. Hoje essa coluna é um sucesso, pois aqui o personagem principal é o artista local, o amigo, o vizinho, o parente. É com muita expectativa que apresentamos a você leitor o nosso terceiro artista: Natival Melgaço Machado, 50 anos, casado e pai, morador da Rua Antonio Marques, em Barra de Caravelas.

Dessa vez o nosso artista desenvolve um trabalho muito especial, que é feito à base argamassa, cimento em alto relevo. O artista cria varias figuras de animais, barcos, árvores, flores, dinossauros, até o Arquipélago dos Abrolhos. São imagens muito bonitas que deveriam ser vistas por mais pessoas. Para Natival, o primeiro passo para desenvolver esse tipo de trabalho é gostar de arte, “depois que pego a argamassa, a idéia surge na hora, é coisa de momento. Vou lá e começo a criar”, disse Natival. “Faço somente em minha casa, fiz a primeira vez pras crianças. Deu certo, elas gostaram, dei continuidade, são elas minhas principais admiradoras”, disse. O tempo para cada figura ser concluída varia de acordo o seu tamanho. “É um pouco demorado, em um dia mesmo não dá para ficar pronto, pois tem que esperar a massa puxar, demora no mínimo 48 horas, aí depois eu venho com a pintura e finalizo”, disse o artista.


Perguntamos a Natival se ele não tem vontade de realizar esse trabalho em outros locais da comunidade. “Meu tempo é curto, só tenho o domingo pra fazer isso, mas já pensei sim, porém eu teria que estar aposentado para desenvolver um projeto desses, quem sabe nas escolas e creches, seria um prazer”.  É maravilhoso ver a criatividade de toda essa gente que trabalha no silêncio de seus lares, e de alguma forma nos ensinam que ser artista primeiramente é ter amor pela arte, deixar fluir a imaginação e fazer de suas mãos instrumentos modeladores de suas belas criações. E você que está lendo agora este Jornal, qual é o trabalho que você desenvolve em relação à arte? Gostaria de ser um dos nossos personagens? Procure nossa reportagem e saia do anonimato!

FONTE: Texto da Edição 37 do Jornal O Samburá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário