Dando prosseguimento às atividades da Festa de São Sebastião que iniciou no dia 1 de Janeiro com a tradicional puxada do mastro pelas ruas da comunidade Barrense, hoje aconteceu a saída da bandeira da imagem de São Sebastião (bando), animado por tambores e flautas pelas ruas da Barra convidando a comunidade para o hasteamento do mastro em frente à Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, que acontecerá às 5 de manhã do dia 21 (amanhã).
No dia 21 acontece também culto presidido pelo ministro da comunidade em louvor ao Santo Mártir e após acontece leilão e bingo. Já no dia 22 (domingo), a partir das 10 da manhã acontece Missa com a presença da comunidade, festeiros e visitantes. Após a missa, moradores da comunidade, caracterizados de Mouros (vermelhos) e Cristãos (azuis) saem pelas ruas encenando as batalhas, o que é chamado de embaixadas. Usam-se espadas feitas de ferro e as lutas se espalham por várias ruas, atraindo fiéis, turistas, devotos, romeiros e os moradores locais. Às 16 horas tem procissão com a imagem de São Sebastião, juntamente com mais encenações de embaixadas, até que às 19 horas, em frente à Igreja, acontece a retirada da lança (pique) do capitão, anunciando assim o festeiro responsável pela organização da festa no ano seguinte.
Segundo os moradores mais antigos, esta Festa e as encenações das batalhas entre cristãos e mouros acontecem na comunidade a mais de 150 anos e sempre causa muita emoção àqueles que, moradores da comunidade ou não, vem prestigiar mais uma mostra da cultura desta comunidade de pescadores da Bahia. Abaixo, algumas imagens da Festa do ano passado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário