domingo, 9 de outubro de 2011

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos comemora Dia das Crianças com grupo da Barra de Caravelas


Em comemoração ao Dia das Crianças o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos realizou pelo 2º ano, o evento intitulado “Crianças no Parque”. Na manhã do dia 09/10 no seu Centro de Visitantes, localizado na Praia do Kitongo, em Caravelas aconteceram diversas atividades com cerca de 100 crianças da Escola Municipal Afrízio Vieira Lima, da Comunidade da Barra.


O tema deste ano foram as brincadeiras de rua e a equipe de monitores ambientais do Parque junto com estudantes do curso de Técnico em Turismo do Colégio Polivalente de Caravelas desenvolveram uma série de oficinas lúdicas que buscaram despertar a criatividade da criançada que esteve presente no evento, como Oficina de Boneca de Pano, Oficina de Penteado Afro, Corrida do Saco, Jogo da Argola, Jogo da Memória, Gincana Ambiental e Torneio de Futebol. Para o encerramento houve uma apresentação musical com o Coral Infantil Novo Ser.

Bárbara, monitora do Centro de Visitantes, conta que o grupo envolvido no planejamento das atividades fez um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e avós e decidiram trabalhar com as crianças de modo a não apenas distraí-los, mas também ensinar outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras sem gastar dinheiro, mas aproveitando os recursos que todos têm à mão no dia a dia.

Foram parceiros, diversos comerciantes locais, que doaram brinquedos para serem sorteados e o grupo de artesãos da Praça da Rodoviária, que produziram os troféus para premiação do Torneio de Futebol, além do Colégio Polivalente, da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes e Secretaria de Educação, do Movimento Cultural Arte Manha, da Associação AMPAC, da Fundação Professor Benedito Ralile, da Escola Municipal Afrízio Vieira Lima e da Igreja Católica da Barra de Caravelas, através do Coral Novo Ser.

Essa atividade faz parte do quadro de ações de Educação Ambiental do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos envolvendo público infantil. Estas ações têm o objetivo de informar sobre o Parque e seus atrativos naturais, além de despertar o interesse para atividades relacionadas ao meio ambiente, permitindo a interiorização do significado das áreas protegidas, sua importância em termos de preservação, manejo e aproveitamento indireto dos recursos naturais e culturais.

















Este texto também foi publicado no site do ICMBIO, aqui, no site CARAVELASNEWS, aqui e no site do JORNAL COMUNITÁRIO O SAMBURÁ, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário