Estiveram presentes hoje de manhã no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, um grupo representativo das instituições e organizações que atuam na região de Caravelas, entre eles a Colônia de Pescadores Z 25, o Jornal Comunitário O Samburá, o Instituto Baleia Jubarte, o grupo Patrulha Ecológica, a Fundação Professor Benedito Ralile, as organizações ambientalistas Conservação Internacional, ECOMAR, representante da Marinha do Brasil, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, o gestor da RESEX do Cassurubá e o Secretário de Turismo e Esportes de Caravelas.
Alguns pontos de pauta receberam ênfase, como a implementação dos Painéis de Gestão à Vista do Parque, uma ação que faz parte do processo de planejamento estratégico do ICMBIO/MMA. Como apresentado pelo gestor do Parque, a Gestão à Vista é uma ferramenta que possibilita que os principais indicadores, como também suas metas, sejam divulgados. Nos painéis produzidos e atualizados mensalmente, os dados de gestão, expressos na forma de gráficos, facilitam a compreensão da equipe e dos usuários, dando mais transparência à gestão, além de facilitarem a correção rápida de possíveis falhas ou lacunas.
O grupo presente fez uma avaliação positiva também das atividades de Educação Ambiental já desenvolvidas neste ano de 2011, como o Programa Professores no Parque, que este ano atendeu a 52 professores de vários municípios da região e que aglutinou os diversos parceiros presentes tanto em sua fase presencial quanto no acompanhamento dos projetos desenvolvidos. Outra atividade que chamou a atenção foi a comemoração do Aniversário do ICMBIO, uma proposta da equipe de monitores do Parque que mobilizou durante 3 dias as escolas públicas de Caravelas, da comunidade da Barra e do distrito de Ponta de Areia, e além de fortalecerem o nome do ICMBIO, deram oportunidade para vários dos parceiros e colaboradores divulgarem seus trabalhos.
Também foram discutidos temas como as pesquisas científicas realizadas, em andamento e previstas, as propostas de celebração de parcerias e termos de reciprocidade, o andamento do processo de autorização de atividades de uso público e a localização de novos naufrágios na área do Parque, culminando com a proposta de revisão do Conselho Consultivo, que foi criado em 2002 e precisa ser atualizado, aglutinando novas instituições.
A reunião transcorreu com muita tranquilidade e na avaliação do gestor da Unidade, Ricardo Jerozolimski, isto demonstra o grande potencial que são as parcerias do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos com as organizações e outras instituições públicas e privadas que atuam na região e que tem interesse em somar esforços para alcançar os objetivos específicos desta Unidade de Conservação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário