O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos promoveu nos dias 25, 26 e 27 de agosto a 1º Feira Informativa do Aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em comemoração ao 4º ano de criação do ICMBio. A equipe de monitores ambientais do Centro de Visitantes do PNM montou estandes nos distritos da Barra de Caravelas e Ponta de Areia, onde aconteceram das 8h às 17horas, diversas atividades lúdicas com o tema Abrolhos que reuniram cerca de 160 pessoas, entre moradores, turistas e os jovens e crianças das escolas públicas locais.
Além desses momentos, o chefe do PNM, Ricardo Jerozolimski, e o analista ambiental Marco Antônio Gama de Albuquerque ministraram palestra onde estiveram presentes 56 estudantes do curso Técnico em Turismo no Colégio Estadual Polivalente de Caravelas. Para o encerramento das comemorações foi proposta uma atividade de educação e interpretação ambiental com limpeza da Trilha do Marobá e da Praia do Kitongo, onde se localizam a sede do ICMBIO e o Centro de Visitantes do PNM dos Abrolhos. Esta atividade, assim como as anteriores, foi um sucesso e 61 jovens das escolas públicas do município, com apoio da equipe do PNM estiveram juntos numa atividades de lazer e aprendizado, além de estarem contribuindo no processo de revitalização desta Trilha que contempla o contato com dois ecossistemas integrantes do Complexo dos Abrolhos; a restinga e o mangue, além do contato com a própria história da região, pois o Rio Caravelas, ponto culminante da Trilha, foi a porta de entrada para as caravelas portuguesas na época da colonização do Brasil.
Estiveram presentes alunos da Escola Municipal Afrízio Vieira Lima, da comunidade da Barra, Escola Municipal Alda Nunes Santos, Colégio Estadual Polivalente de Caravelas e da Patrulha Ecólógica. Apoiaram as atividades a ong ECOMAR, o Projeto Manguezal, o Instituto Baleia Jubarte, o Movimento Cultural Arte Manha e a Prefeitura Municipal de Caravelas, através de suas Secretarias de Turismo e de Educação.
Vejam algumas imagens:
Vejam algumas imagens:
FOTOS: Acervo ICMBIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário